Terça-feira, 13 de março de 2007 - 21h04
Na próxima sexta feira 16 de março de 2007, às 19:30h na Casa da Cultura Ivan Marrocos, a Fundação Iaripuna promove o lançamento do Vídeo-Documentário Quilombagem Os Negros do Guaporé de autoria de Jurandir Costa que foi o vencedor do concurso de Vídeo-documentários inscritos no Programa DOCTVIII, no ano de 2006.
Programa DOCTV, realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta / TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais ABEPEC, com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas ABD, lança os 35 documentários da Série DOCTV III e comemora quatro anos de grandes resultados.
Na edição 2006 foram inscritos 2.380 projetos de documentário em 74 Concursos Estaduais DOCTV realizados nas três edições do Programa, tendo produzido 114 documentários e gerado 3.026h de programação em Rede Pública de Televisão, promovendo a efetiva descentralização de recursos financeiros para as 27 unidades federativas, entre recursos do Ministério da Cultura e das tvs e instituições públicas estaduais ou municipais participantes da Rede DOCTV.
Foram realizadas 44 Oficinas para Formatação de Projetos, que contaram com a participação de 1.333 documentaristas, e duas Oficinas para Desenvolvimento de Projetos, que reuniram nas edições II e III os 70 autores dos projetos selecionados nos Concursos DOCTV com expoentes do documentário brasileiro, como Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Geraldo Sarno, Jorge Bodanzky, Ruy Guerra, Giba Assis Brasil, Joel Pizzini e Cristiana Grumbach.
É também motivo de comemoração o lançamento em home video dos documentários das Séries DOCTV I e II, em ação desenvolvida pela TV Cultura, por meio da Cultura Marcas e Log On Editora Multimídia, e Coordenação Executiva do DOCTV.
O Programa DOCTV tornou-se um modelo de política pública internacional a partir do pleito da Comunidade Cinematográfica Ibero-americana à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para elaboração e coordenação de um Programa análogo o DOCTV IBERO-AMÉRICA que hoje sistematiza a co-produção e teledifusão de documentários nacionais em 15 países. Outros desdobramentos são os processos de implantação dos Programas DOCTV México, DOCTV Colômbia e DOCTV Cinergia (América Central).
Esse breve balanço de gestão é o ambiente de lançamento da Série DOCTV III, com a teledifusão semanal de 35 documentários inéditos a partir de 18 de março de 2007, sempre às 23h00 de domingo, em Rede Pública de Televisão.
No lançamento em Porto Velho do documentário Quilombagem Os Negros do Guaporé no dia 16.03.2007, às 19:30h, alem da confirmada presença na Ivan Marrocos, de autoridades constituídas e profissionais afins à área, está sendo organizada uma programação cultural, e ao final, será oferecido um coquetel para os presentes.
A partir do dia 18 de março, inicia a série de exibições de todos os documentários premiados nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Com a Capital Porto Velho não dispõe de uma Rede de TV Educativa os documentários serão exibidos na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles aos domingos às 17:00h, às 4ªs feiras às 17:30h. e iniciando na próxima dia 21.03.2007. Durante a semana, mais duas exibições de cada documentário serão programadas em locais alternativos e de fácil acesso
Tanto no lançamento, quanto nas exibições semanais a Iaripuna estabeleceu parceria efetiva com as Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Educação e Assistência, SECEL Secretaria de Estado da Cultura, Esportes e Lazer, e do CineOca Cine Clube de Rondônia.
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa
Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile
O filme Parabólikas do Coletivo Madeirista de Rondônia está na programação do 11º FEDAX - Festival de Design Audiovisual Experimental Valdivia, um e
Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira
"Boi campeão, faz meu coração azul e branco sorrir”. A toada anuncia o grande vencedor do Duelo na Fronteira 2024, que apresentou um show de cores e