Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Governo de Rondônia e Exército inauguram nesta quinta-feira, 10, o Memorial Rondon, em Porto Velho


Gente de Opinião

Parte da exposição do Memorial Rondon

Nesta quinta-feira (10,) às 9h no Largo da Capela de Santo Antônio em Porto Velho, será inaugurado o Memorial Rondon, um espaço para  abrigar o acervo da vida e obra de Marechal Rondon, responsável pela construção  da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, concluída em 1915.

O espaço do memorial foi construído pela concessionária Santo Antônio Energia, que investiu de R$ 3 milhões. “A realização do projeto Memorial Marechal Rondon é fruto da parceria entre empresas privadas, governo do estado, Exército e  Universidade Federal de Rondônia que se converte no principal atrativo turístico de Porto Velho”, destacou o superintendente de Turismo de Rondônia, Julio Olivar.

Para o major Novaes, da 17ª Brigada, a inauguração do memorial este ano é simbólica e muito representativa. “Neste ano comemoramos os 150 anos do Marechal Rondon e 100 anos de instalação da linha telegráfica Cuiabá e Santo Antônio do Madeira. Este memorial traz a história à vida no próprio lugar onde ela nasceu”, frisou.

O memorial é dividido em casas que contam a história da vida e obra do Marechal nas temáticas: Telégrafo; Cinematógrafo; Expedições, Fronteiras e paz; Estação de Telégrafo e Barraca de Comando. O projeto é da empresa Memória Civelli Produções Culturais que recebeu do próprio Marechal Rondon os direitos autorais sobre o material que ele capturou durante suas expedições.

Veja o especial Rondon

A gestão do espaço que irá funcionar para visitação pública de terça a domingo, das 10 às 16h, é compartilhada entre o Exército e o governo de Rondônia, que por meio da Setur, disponibiliza servidores para trabalhar no local.  O memorial será aberto para visitação a partir de sexta-feira (11) com entrada franca e livre para todas as idades.


Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)