Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Governo dialoga com Movimento Reforma Cultural Popular


Na última quarta-feira (17), o governo de Rondônia, por intermédio da secretária dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), Eluane Martins, recebeu os integrantes do Movimento Reforma Cultural Popular para falar sobre o andamento dos tramites que buscam soluções para as reivindicações apresentadas pelo grupo na semana passada.

A titular da Secel começou explicando sobre o desmembramento da Secretaria que hoje atende duas pastas. “Já levamos o pedido para a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), que nos informou que no momento existe a indisponibilidade orçamentária para criação de duas secretarias para atender o esporte e a cultura de forma distinta, mas que será estudada a situação orçamentaria para que futuramente isso seja possível”, declarou.

Na ocasião também foi falado sobre o orçamento da Secel que está disponível no Portal da Transparência, sobre o Fundo Estadual de Cultura e sobre a importância da participação do segmento cultural na Conferência Estadual de Cultura.

“Queremos lembrar que na Conferência serão escolhidos os delegados para a Conferência Nacional, também serão eleitos e empossados os conselheiros da sociedade civil e do poder público para o Conselho Estadual de Políticas Culturais, além da discussão e votação do Plano Estadual Decenal de Cultura. Um momento muito importante, que precisa da contribuição de todos nós”, afirmou a gerente de Cultura, Nazaré Silva.

Ao final ficou acordado que o governo, por meio da Secel e o Movimento, continuarão atuando em parceria na busca de soluções para as reivindicações apresentadas.

Fonte: Emilli Sousa

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena

Neste domingo, 9, o Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambi

Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025

Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025

No último sábado, 1º, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu o pontapé inicial para o Carnaval de 2025 com a reabertura de sua sede e museu. O evento,

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo

A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)