Quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011 - 18h42
Na noite da última quarta-feira (02), o grupo “Raízes do Porto” realizou um coquetel para divulgar o início dos trabalhos da sua mais nova produção: o espetáculo “O Viandante da Torre”, contemplado com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2009, através da Funarte com patrocínio da Petrobras.
Durante o evento foi apresentada a equipe envolvida na nova montagem: apesar de possuir apenas dois atores em cena, Alexandre Lemos e Odinaldo Silva, “O Viandante da Torre” traz consigo a união de vários profissionais das artes, como teatro, circo e a música, além de preparadores físicos.
Ivan de Castela, ator de teatro com 30 anos de experiência, hoje residente em Rio Branco /AC, é um desses artistas convidados pela direção do espetáculo para trabalhar na montagem. Ivan utiliza da “desconstrução” dos atores para iniciar o processo de trabalho. “O corpo humano possui um grande registro pessoal, cheio de registros particulares. É necessário que os vícios do dia a dia e as repetições cotidianas sejam anulados, para que assim os atores tenham liberdade total para a criação”, enfatiza o ator.
A preparação física dos atores está sob a responsabilidade de profissionais das áreas da atividade física e circo. A Especialista em Treinamento Desportivo, Juscimara Campos e o Personal Trainer Eli Gomes, por meio de uma avaliação física, identificarão a composição corporal, flexibilidade e força de cada ator, tendo uma base para que possam elaborar a prescrição individualizada. Natanael Prestes, formado pela Escola Nacional de Circo (RJ), desenvolverá técnicas de respiração, capoeira, break, ginástica de solo e de aparelho e técnicas circenses.
Para a criação da trilha sonora do espetáculo, foram convidados os músicos Ricardo Castro, Bacharel em Musicoterapia e Andréa Figueiredo, Bacharel em Piano, que farão a pesquisa musical baseada nas obras de Richard Wagner.
Ronaldo Nina, fotógrafo, cinegrafista e documentarista é o responsável pelas fotos e vídeos do espetáculo, além de criador da identidade visual da nova produção. Os publicitários Geovani Berno e Juraci Júnior assinam a produção, assessoria de comunicação e as ações de marketing para a estreia e temporada. Outros nomes como Paulinho Rodrigues e Alexandre Ronald também estão envolvidos na montagem.
A coordenação dessa grande equipe é de Suely Rodrigues, advogada, produtora, iluminadora, atriz e responsável pela direção artística do grupo.
Em 2011, o “Raízes do Porto” comemora 19 anos de existência. Suely justifica a estabilidade e sucesso do grupo, graças ao envolvimento de cada integrante e pela busca da diversidade nas montagens, qualidade dos espetáculos e formação de plateia. A diretora lembra que o “Raízes” é o grupo de teatro mais antigo, em atividade constante em Rondônia.
O ESPETÁCULO
Baseado nos pensamentos de Friedrich Nietzsche, “O Viandante da Torre” tem a proposta de mostrar como o filósofo alemão poderia influenciar a vida de um operário. Para Nietzsche, o homem é o super homem, por buscar a superação o tempo inteiro, em cada vivência, em cada dor. A temática é direcionada ao conflito existente no ser humano, onde a perfeição é atingida através da dor e da mutante transformação do ser que almeja a liberdade plena.
O espetáculo ainda está em construção. O texto e todos os elementos da encenação virão no decorrer do trabalho. “Ainda não há texto. Será construído como se constrói uma torre. É um viandante que vai caminhar nessa sua construção de vida, como quem busca um entendimento por ela e absorve esse próprio estudo ao longo da sua jornada”, explica Suely.
O “Viandante da Torre” tem estreia prevista para o mês de abril.
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa