Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

HOJE: Cinema em 1 minuto


Sílvio Santos

A organização Não-Governamental Movimento Juventude Alternativa, em parceria com o Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realiza neste sábado (25), às 20h na Casa da Cultura Ivan Marrocos, o lançamento da 3ª edição do "1 Festival Rondônia 2006" do Cinema de 1 minuto, o qual estará transformando Porto Velho na capital do cinema curta-metragem, no período de 25 de novembro a 9 de dezembro.

O "1 Festival Rondônia 2006" traz nesta um leque vasto de novidades e atrações, uma delas é a presença do cineasta amazonense, Júnior Rodrigues, que ministrará duas oficinas de cinema, cada uma com uma especialidade – roteiro, produção, direção e personagens.

As Oficinas, conforme informou o coordenador do evento Rodrigo Tasso Braga de Almeida, serão gratuitas para os estudantes da rede estadual de ensino, devido à parceria com a Sedam, que está apoiando o evento na produção de 4 filmes de 1 minuto com temática ambientais.

De acordo com a organização do festival, já foram realizadas 5 oficinas de cinema este ano, que atenderam um público de 300 pessoas em Porto Velho, tendo como resultado a produção de 14 filmes de 1 minuto.

O governo estadual e a Coca-Cola, Eletronorte, Ameron, Semed, Pacaas Engenharia e Gran Filmes, são os grandes incentivadores do festival.

Faz parte da programação do Festival de Filmes de 1 minuto a "Mostra 1 Rondônia" que teve uma seleção especial de filmes apropriados para crianças e que serão exibidos em 15 escolas da rede municipal para os alunos de 1ª a 4ª série.

A Mostra paralela Tokaia (os filmes de 1 minuto não selecionados), o projeto 1 Minuto na Escola será realizado em 25 escolas estaduais e a Mostra paralela Curta Kinoforum que exibirá filmes de curtas produzidos através de oficinas de cinema no estado de São Paulo.

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)