Segunda-feira, 2 de junho de 2014 - 13h40
As cores vibrantes, vestidos rodados e uma variedade de apetrechos ganharam a Avenida Farquar no começo da noite de ontem, domingo (01), durante o II Arrastão de São João, realizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural. Participaram do evento 23 grupos, sendo 17 de quadrilha e 6 de boi-bumbá.
O arrastão, segundo a Presidente da Funcultural, Jória Lima, abre o calendário de festividades juninas e julhinas, que conta com 17 arraiais espalhados por todas as regiões da cidade, sendo 6 de grande porte. A concentração iniciou por volta das 16:00 horas em frente ao Estádio Aluízio Ferreira, mas a festa durou a noite toda com uma Mostra Cultural no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (E.F.M.M.). “Esse evento já está se tornando tradição, iniciou no ano passado e trouxe cerca de 3 mil brincantes. A nossa expectativa é de que o público presente seja ainda maior nesta segunda edição. Além do crescimento também dos grupos, já que ganhamos a participação de um boi novo, o primeiro criado por uma mulher, o que demonstra que a nossa cultura vem ganhando cada vez mais espaço”, comemorou Jória. Contentes com a festividade, a Federação de Quadrilhas, Bois-Bumbás e Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia (Federon), teve participação ativa na promoção do evento para convocação dos brincantes. “Esse arrastão é uma demonstração da nossa diversidade com duas categorias, isso é difícil no país, um encontro de valores da cultural popular. Já recebemos o apoio da prefeitura, o suficiente para que possamos fazer o arrastão e nos apresentarmos nos arraiais dos bairros, levando a cultura também para aqueles que não tem o acesso”, comentou Fernando Rocha, ao esclarecer que os grupos farão parte também do circuito folclórico municipal.
Já sobre a Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás Arraial Flor do Maracujá, maior festa do gênero no estado, Jória afirmou que já existem planos com a participação da Fundação. “A grande novidade é que o estado convidou a Funcultural para participar da execução do Arraial Flôr do Maracujá, uma parceria que sempre aconteceu, mas que agora vem mais intensa”, finalizou.
Fonte: Renata Beccária
Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho
No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.
Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho
Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec
"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria
E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond
Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!
É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des