Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo


Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo - Gente de Opinião

A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colaboradores para uma enriquecedora roda de conversa e o lançamento da coletânea Vivências Amazônicas e a obra O Boto da Amazônia, que é referência na Literatura Infantil. O evento contou com a presença da escritora Izabel Cristina de Silva, presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO), da jornalista Josy Murta, Assessora de Comunicação da SEAP- PB e da Vera Simões Secretária Adjunta de Cultura de Cabedelo, organizadora do evento.

 A iniciativa da SECULT se destacou pela valorização da escrita feminina e pelo fortalecimento dos laços culturais entre as mulheres da Paraíba e de Porto Velho, criando um espaço de troca e crescimento mútuo.

Para  Igobergh Bernardo,  Secretário Municipal de Cultura de Cabedelo, esse movimento é essencial para impulsionar a literatura, ampliar o acesso ao conhecimento e dar voz às narrativas femininas que enriquecem o cenário cultural brasileiro.

Ao promover essa conexão entre escritoras de diferentes regiões, a SECULT Cabedelo reforça sua missão de incentivar a cultura local e nacional, abrindo portas para novas perspectivas e consolidando a literatura como uma ferramenta de transformação social. Esse trabalho não apenas fortalece a identidade cultural do município, mas também amplia o alcance da produção literária feminina, tornando-se um marco para futuras ações de intercâmbio e valorização da escrita.

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo - Gente de Opinião

Durante visita da escritora Izabel a Secretária Adjunta, Vera Simões reuniu  um grupo de idosos para conhecerem histórias inspiradoras das mulheres e homens de Cabedelo e que realizam encontros semanais para trocarem suas experiências e realizam atividades culturais vivenciadas  no município  que é destaque no turismo pelo    famoso  Saxofonista Jurandy do Sax  tocando   o Bolero de Ravel na praia do Jacaré em Cabedelo e   no Rio Madeira  em nossa capital Portovelhense .

A Secretaria de Cultura de Cabedelo demonstra que a literatura é um elo poderoso entre diferentes territórios e experiências, reafirmando o compromisso de apoiar iniciativas que promovam a arte, o conhecimento e a diversidade cultural.

Para a escritora Izabel Cristina, que é uma das organizadoras da Coletânea Vivências Amazônicas, realizar estes intercâmbios, fortalecendo a troca de saberes entre as mulheres e a literatura, promove e amplia as conexões. Quero agradecer a Secretaria Municipal de Educação - SEMED pelo apoio do secretário Leonardo Pereira, e o Walter Nascimento Secretário Adjunto.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas

Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas

Obra composta em dois volumes, Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória será lançada no Teatro Sônia Cabral, em Vitória (ES), terç

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena”  leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena” leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena

O mês de abril chegou com arte, cultura e muita emoção nas ruas de Vilhena. Já está em andamento o projeto Cinema de Rua: Vilhena em Cena, que está

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

O projeto “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas” está promovendo sessões de cinema e rodas de conversa em escolas

Uma vida de cultura no Espirito Santo-40 anos de Memoria

Uma vida de cultura no Espirito Santo-40 anos de Memoria

A ideia foi registrar a memória do Centro Musical Villa-Lobos e da ACRIS-Associação Cultural Ricardina Stamato, duas entidades que caminharam par e

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)