Sexta-feira, 30 de março de 2007 - 20h42
Inventário das Sombras, projeto da equipe Coletivo Madeirista, formada por artistas plásticos de Porto Velho, receberá a premiação Digital Art Awards 2007 - Sons e Imagens de Minha Cidade. O concurso internacional, criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visa reconhecer iniciativas que promovam uma reflexão inovadora entre arte e tecnologia e a sua interação na sociedade de informação.
O grupo de artistas rondonienses representará o Brasil na Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes, de 31 de março a 3 de abril, com 'workshop' para arte-educadores locais e de diversos países e uma exibição de vídeo mostrando suas ações artísticas. A equipe é composta por Joesér Alvarez, Rinaldo Santos, Flávio Dutka, Jean Ricardo, Gaspar Knippel, Luis Dantas, Adão Viotto e Deivis Nascimento.
Diversos países concorreram com seus projetos à premiação da Unesco, dentres os quais a Croácia, Taiwan, Paquistão, Coréia do Sul , Romênia, Tunísia, Bangladesh, Egito, Alemanha, Senegal, Canadá, Irã, Palestina, França, Sérvia, África do Sul, Holanda, Israel, Inglaterra, Grécia, Síria, Kurdistão, China, Estados Unidos, Polônia, Suíça, Bolívia, Argentina, Austrália, Slovenia, Moldova, Chile, México, Latvia, Jordânia, Burkina-Faso, Japão. Do Brasil, também foram apresentados outros trabalhos.
Projeto Inovador
O projeto Inventário das Sombras tem o objetivo de discutir o papel do artista e o lugar da arte.
Artistas pintam a própria sombra
Sua idealização aconteceu na capital de Rondônia, durante uma oficina realizada pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), em 2004, na calçada da Casa de Cultura Ivan Marrocos.
A proposta é simples e não requer prática nem habilidades específicas: basta pintar a própria sombra na calçada e fazer um grafismo que registre a presença da pessoa naquele momento.
Cria-se, então, uma galeria de arte pública.
O movimento artístico já se espalhou por outras cidades do país, tendo sido promovido nas ruas de São Paulo, de Vitória e, durante a última Bienal da União Nacional de Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro, recriando uma 'calçada da fama' entre a Lapa e o Circo Voador.
Fonte: O IMAGINÁRIO
Ator Chicão Santos
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa
Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile
O filme Parabólikas do Coletivo Madeirista de Rondônia está na programação do 11º FEDAX - Festival de Design Audiovisual Experimental Valdivia, um e
Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira
"Boi campeão, faz meu coração azul e branco sorrir”. A toada anuncia o grande vencedor do Duelo na Fronteira 2024, que apresentou um show de cores e