Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

IPHAN documenta e preserva o Patrimônio Cultural


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN abriu as inscrições no dia 15 de agosto para o Edital do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial - PNPI, de apoio e fomento a ações de salvaguarda.

Segundo Beto Bertagna, Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre,  serão selecionados, projetos técnicos de documentação e modos de fazer, formas de expressão, festas, rituais, celebrações e espaços que abrigam práticas culturais coletivas vinculadas às tradições de comunidades afro-brasileiras, indígenas, ciganas, de descendentes de imigrantes, entre outros.

Bertagna disse que "o Edital também faz parte das comemorações dos 70 anos do IPHAN na salvaguarda dos bens culturais brasileiros".

Os habilitados na primeira fase deverão enviar, em no máximo 10 dias, a contar da data da publicação do resultado da primeira fase no Diário Oficial da União, toda a documentação complementar para a celebração de convênio.

Os recursos para implementação dos projetos vencedores chegam a R$ 500 mil e os detalhes de envio dos projetos podem ser obtidos na sede regional do IPHAN em Porto Velho, na Av. Sete de Setembro 237 – Prédio do Relógio.

As instituições interessadas podem concorrer com apenas um projeto e devem ter experiência comprovada no desenvolvimento de ações em pelo menos uma das seguintes áreas: pesquisa e documentação histórica e/ou etnográfica, educação, apoio a comunidades e preservação cultural.

O valor do investimento em cada projeto pode chegar até R$ 80 mil, além da contrapartida que deve chegar a 20% do valor total do projeto.

Segundo Bertagna, " entre os critérios de avaliação estão a clareza da justificativa e coerência do projeto, a razoabilidade dos custos, forma de execução do cronograma e a importância da continuidade da prática do bem cultural imaterial em questão e sua valorização".

Fonte: Beto Bertagna

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa

Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile

Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile

O filme Parabólikas do Coletivo Madeirista de Rondônia está na programação do 11º FEDAX - Festival de Design Audiovisual Experimental Valdivia, um e

Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira

Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira

"Boi campeão, faz meu coração azul e branco sorrir”. A toada anuncia o grande vencedor do Duelo na Fronteira 2024, que apresentou um show de cores e

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)