Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

IPHAN FAZ PERÍCIA EM ACERVO DO MUSEU DA EFMM


 

O IPHAN ? Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,   através da 16ª Superintendência em Rondônia e Acre atendendo a uma   recomendação do Ministério Público Federal designou um perito em   museologia para realizar o levantamento das condições das peças do   museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que estão guardadas   provisoriamente no galpão da Marinha, situado dentro do complexo   ferroviário.

O profissional destacado, em atenção à lei federal nº 11904, de 15 de   janeiro de 2009,  foi o museólogo Adolfo Samyn Nobre de Oliveira. Samyn é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ,    diretor do Museu da Abolição em Recife/PE e Presidente da Associação  Brasileira de Museologia.

Os trabalhos foram realizados nesta quinta e sexta-feira (26 e 27)   devido ao grande número de peças, ao volume de informações coletadas e   à vistoria cuidadosa do conjunto. Para o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto   Bertagna, ?qualquer ação positiva em prol da defesa do patrimônio   histórico é válida. Nós acreditamos que em breve o museu poderá ser   reaberto ao público em condições adequadas, sem retroceder no tempo em   que os pombos faziam cocô em cima das peças e cada chuva inundava o  museu?.

As peças foram retiradas do galpão que abrigava o museu para que este   fosse restaurado e suas estruturas metálicas, já desgastadas pelo   tempo, fossem recuperadas. O laudo pericial vai apontar a situação atual das peças componentes do   acervo do Museu da EFMM e esclarecer, se for o caso, possíveis causas  de danos a estas peças e se esses eventuais danos são recentes ou não.

Fonte: 16a Superintendência Regional/IPHAN (RO/AC)

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Master Mind da Amora House

Master Mind da Amora House

O Master Mind da Amora House é uma experiência exclusiva voltada para empresários, filmmakers, creators, influenciadores e produtores de eventos que

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Em Porto Velho, o desenho e a pintura de um mural na escola EEEF 21 de Abril, no Bairro Liberdade, começou o dia 08 de março o projeto Megafone Ativ

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)