Quarta-feira, 29 de maio de 2013 - 15h56
A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Rondônia / Iphan - RO dará início, no próximo mês de junho, ao Programa de Educação Patrimonial em Arqueologia (PEPA). As atividades ocorrerão junto às escolas públicas da rede municipal e estadual instaladas no município de Porto Velho/RO.
Cumprindo com uma de suas atribuições, o de promoção do patrimônio arqueológico, membros do IPHAN irão palestrar sobre a arqueologia, inicialmente pelas escolas da capital rondoniense devido as facilidades logísticas. Após, o PEPA deverá seguir para outras cidades do interior de Rondônia, ampliando o acesso a outras comunidades.
Conforme o arqueólogo do IPHAN em Rondônia, Danilo Curado, o programa foi inicialmente projetado para atender as escolas públicas devido às parcas condições materiais de acesso cultural por parte dos alunos. “Sabemos que o alunado da rede pública possui limitações quanto ao acesso aos bens culturais, nesse sentido, o PEPA prevê, de início, que as palestras sejam realizadas na rede pública. Todavia, aquelas escolas particulares que se interessarem pelo tema poderão solicitar e agendar uma visita do IPHAN na sua escola”, aborda Curado.
Para o Superintendente do IPHAN em Rondônia, Beto Bertagna, o PEPA promoverá a uma significativa parcela da sociedade o acesso ao conhecimento sobre a temática arqueológica. “Dentro das nossas limitações de corpo técnico, pretendemos promover um projeto plurianual que tenha como escopo a importância do patrimônio arqueológico para a formação do cidadão brasileiro. Dando acessibilidade àqueles que não possuem esse trânsito, estaremos cumprindo com uma das principais atribuições como órgão gestor da cultura, que é a promoção do patrimônio cultural do Brasil”, afirma Bertagna.
Estrutura do PEPA
O Programa de Educação Patrimonial em Arqueologia (PEPA) é voltado para o alunado do sexto (6º) ano do Ensino Fundamental, momento ao qual estes realizam atividades educacionais na disciplina de História que fazem referência ao passado pré-colonial brasileiro. Entretanto, apesar de ser direcionado ao terceiro ciclo do Ensino Fundamental, o PEPA pode ser acompanhado por todos os membros da escola.
As palestras possuirão duração de 30 minutos de apresentação, realizando na sequência a abertura para o diálogo e dúvidas. Não havendo estrutura logística para a realização de palestras, o IPHAN encarregará de providenciar os equipamentos necessários para a sua execução. Havendo interesse de outras escolas, inclusive as vinculadas à rede particular, o contato e solicitação pode ser realizado por meio do endereço eletrônico iphan-ro@iphan.gov.br ou pelo telefone (69) 3223-5490.
Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial
No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena
Neste domingo, 9, o Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambi
Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025
No último sábado, 1º, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu o pontapé inicial para o Carnaval de 2025 com a reabertura de sua sede e museu. O evento,
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab