Segunda-feira, 21 de setembro de 2020 - 19h27
No dia 21 de setembro
(segunda-feira), o Itaú Cultural abre as inscrições para a terceira
convocatória de a_ponte: cena do teatro universitário, agora em formato reformulado, digital e
ampliado. Mantendo a proposta de renovação da cena teatral, diluindo fronteiras
e aproximando estudantes, nesta edição o programa acontece em dois eixos: Jornada de Aprendizagem Expandida, que aposta na potência das ações virtuais em
cinco opções de salas de aulas online temáticas a serem escolhidas pelo
candidato, e Seleção de
Trabalhos de Conclusão de Cursos,
que dá luz à produção acadêmica de teses sobre as artes cênicas realizadas no
período 2019-2020.
Para ambos os eixos, as
inscrições devem ser feitas a partir das 9h da segunda-feira 21 de setembro, no
site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br). Para o primeiro eixo, elas ficam abertas até
às 23h59 do dia 25 de setembro (sexta-feira). A data se expande até 2 de
outubro, no mesmo horário, para quem se inscrever no segundo eixo. a_ponte é direcionada a estudantes de cursos técnicos e
universitários de artes cênicas em território nacional, vinculados a uma
instituição de ensino e maiores de 18 anos. A instituição oferece
interpretação em Libras para os selecionados que o indiquem no ato
da inscrição (confira
abaixo o serviço completo e as datas previstas para a divulgação dos resultados
nas duas categorias).
“O momento atual tem trazido
muitos desafios para o campo das artes cênicas, em todas as esferas, o que não
é diferente para o teatro universitário, com o qual (a mostra) a_ponte propõe franco diálogo. Para além das questões da
virtualidade, da necessidade de ampliar o sentido e entendimento da presença,
propomos um mergulho em saberes, dissidências que historicamente vem sendo
superficialmente trabalhadas, ou mesmo negadas, nos currículos”, reflete
Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, sobre as
novidades.
Para Galiana, esta edição surge
como uma ponte entre mundos e tempos. “Se de um lado o programa se faz aderente
às questões atuais, firmadas em um presente pandêmico comum, em outra medida
recupera ausências curriculares há muito reclamadas, com o intuito de agregar
vozes, ligar interesses, emergir saberes e contribuir com o processo de
formação que deve reverberar nos processos cênicos Brasil adentro”, justifica.
Prática
Realizada presencialmente nas
duas edições anteriores, em 2020 a_ponte:
cena do teatro universitário conecta-se às necessidades atuais de
distanciamento físico, apostando cada vez mais no virtual. Tanto que no eixo 1, Jornada de Aprendizagem Expandida, os estudantes interessados em participar do
programa podem escolher uma das cinco diferentes salas de aulas virtuais
temáticas – conduzidas por especialistas nas áreas – para se inscrever. A
partir de questionamentos, as aulas permeiam assuntos que passam pelo currículo
universal das artes cênicas, mas não são trabalhados de forma aprofundada na
academia.
A Sala 1, Dramaturgias, palavra plural?, tem à frente a dramaturga Dione Carlos,
orientadora artística do Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Santo André,
e Marcos Barbosa, dramaturgo formado pelo
Instituto Dragão do Mar, do Ceará, e professor da Escola Superior de Artes
Célia Helena, em São Paulo. A proposta é praticar a escrita dramatúrgica e analisar
textos de vozes significativas do teatro contemporâneo brasileira, para ir além
dos cânones tradicionais de referência e chegar à narrativa pluriversal.
Discurso
e práxis para uma cena Queer - É possível falar de cena Queer? conduz a Sala 2. Além da contextualização da
presença e da memória LGBTQI+ nas artes performativas do Brasil, os encontros
debatem sobre as subjetividades e identidades queer, a partir de referências artísticas e teóricas
que observem os procedimentos dissidentes de criação estética. As
aulas têm como orientadores a dramaturga, poeta, diretora, atriz e professora
Ave Terrena e Rodrigo Dourado, professor do Curso de Teatro do Departamento de
Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador das áreas de
Performatividade e Teatro Contemporâneo, Identidades de Gênero, Sexualidade e
Teatro e Estudos Queer.
O tema da Sala 3 é PoÉticas das materialidades da cena - O figurino
e a maquiagem são marginais na criação? com Marcondes Lima, professor
do Departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorando em Artes Performativas e da Imagem em
Movimento pela Universidade de Lisboa,
além da participação do pernambucano Fábio Soares, figurinista, bailarino e
brincante de cavalo marinho, e de Cyntia Carla, professora da Universidade de
Brasília (UnB), além de figurinista, diretora, professora, circense, atriz,
cenógrafa e maquiadora. Esta classe apresenta um panorama sobre princípios e práticas da
caracterização visual, enquanto linguagem nas artes da cena, especificamente no
que diz respeito ao figurino e à maquiagem.
A Sala 4, comandada pelas atrizes
e encenadoras Luciana Lyra e Tânia Farias, questiona: Existe corpo na virtualidade? Dimensões
pessoais e políticas do corpo: a cena como plataforma. Aqui, a problematização do corpo, em tempos pandêmicos de
inevitável virtualidade, é o ponto de partida para o desdobramento de estudos
sobre a história do corpo, seus padrões e suas práticas, resultantes de
múltiplas relações biológicas, biopolíticas, estéticas, culturais e ambientais.
Por fim, a Sala 5 aborda o tema Quem tem medo de teatro para criança? O artista,
o Teatro e as Infâncias.
Orientadas pela artista de teatro, pedagoga e pesquisadora Brenda
Campos, e Sandra Vargas, atriz, diretora, dramaturga e uma das fundadoras do
grupo SOBREVENTO, as aulas são realizadas por meio de exercícios práticos e
reflexivos sobre o fazer teatral para as infâncias, provocando os participantes
a perceberem caminhos possíveis para a criação de um espetáculo teatral voltado
para crianças.
Serão
selecionados até 40 estudantes para cada uma das cinco salas virtuais, para
cumprirem uma carga horária prevista de 20 horas. As aulas acontecerão por meio
da plataforma crossknowledge em
10 encontros realizados de 9 de novembro a 15 de dezembro. Os selecionados
serão divulgados no dia 26 de outubro pelo site do Itaú Cultural.
Estudos
Para além da prática, a terceira
edição de a_ponte:
cena do teatro universitário conta, ainda, com o Eixo 2, direcionado à Seleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
(práticos ou teóricos),
resultados de pesquisas concluídas nos anos de 2019 e/ou 2020.
Nesta categoria, devem ser
inscritos trabalhos de iniciação científica ou iniciação à docência, com a
proposta de destacar a importância dos programas de financiamento à pesquisa
continuada nos bacharelados, nas licenciaturas e nos cursos técnicos nas áreas
de artes e humanidades. Serão selecionados até 20 trabalhos
inscritos, divulgados a partir do dia 14 de janeiro de 2021, no site do Itaú Cultural.
Posteriormente integrarão uma publicação digital.
SERVIÇO:
Convocatória a_ponte:
cena do teatro universitário
Inscrições:
Eixo 1: Jornada
de Aprendizagem Expandida:
De 21 de setembro
(segunda-feira), às 9h, até 25 de setembro (sexta-feira), às 23h59
Pelo site
do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)
Divulgação dos
selecionados: 26 de outubro de 2020 (segunda-feira)
Eixo 2:
Seleção de trabalhos de conclusão de cursos de 2019/2020
De 21 de setembro
(segunda-feira), às 9h, até 2 de outubro
(sexta-feira), às 23h59
Pelo site
do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)
Divulgação dos
selecionados: 14 de janeiro de 2021 (quinta-feira)
Itaú Cultural
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