O último dia de Mostra Curta Alemão Contemporâneo, promovido pelo Cineoca e Instituto Cultural Amazonia, com apoio do Instituto Goëth, revelará facetas da vida na Alemanha, sob o olhar dos cineastas da nova safra do cinema alemão. A exibição dos filmes começas às 19 horas, no auditório do Senac. A entrada é gratuita.
Desde o primeiro dia a mostra tem atraído grande número de pessoas interessadas em produções que dificilmente chegariam em Porto Velho por vias comerciais. "A proposta do Cineoca é justamente essa. A de promover o acesso ao público de filmes de qualidade", lembra Myrela França, precidente da cineclube.
O projeto conta com apoio do Senac e do Sesc.
Domingo:
Programa IV: Fugir ou Ficar, Temas difíceis são tratados com sensibilidade em Trocados (15'), de Marc Andreas Bochert, sobre o encontro de um homem de negócios com um sem-teto, e em Coelhinho na Toca (11'), de Hanna Doose, que enfoca o abuso no seio da família. Racionalidade e renúncia à comiseração distinguem o filme Dando o Fora (9'), onde Christoph Wermke tematiza a busca de chances de vida na província oriental da Alemanha. Tudo Como Antes (5'), de Tom Zenker, revela uma súbita explosão de violência como rodapé no cotidiano apressado. Em O Dia Em Que Winston Ngakambe Veio a Kiel (10'), Jasper Ahrens fantasia de forma maliciosa sobre como colonizar cidades no norte da Alemanha. Björn ou Os Obstáculos das Autoridades (15'), de Andreas Niessner, diverte o espectador, mas não o protagonista do filme, que pouco antes de viajar percebe que seu passaporte está vencido. Já em Genial (10'), de Ingo Rasper, a protagonista orquestra com mestria os desafios inerentes ao cargo de fiscal alfandegário durante uma viagem de trem na Alemanha pós-guerra.
Fonte: Simone Norberto
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)