Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Lançamento da exposição fotográfica "Faces da Amazônia: Mulheres de Vilhena" acontece nesta quinta-feira

A exposição fotográfica celebra a força e a identidade das mulheres na cultura de Vilhena.


Foto: Washington Kuipers - Gente de Opinião
Foto: Washington Kuipers

A cidade de Vilhena se prepara para um momento de celebração e reconhecimento das mulheres que constroem e fortalecem a cultura local. Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, a exposição fotográfica "Faces da Amazônia: Mulheres de Vilhena" será inaugurada às 19h30 na Galeria da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), permanecendo aberta ao público até 14 de março de 2025.

O evento não é apenas uma exposição, mas um registro através de retratos das mulheres que trabalham na cultura de Vilhena. Sob a curadoria da comunicadora social e fotógrafa Andréia Machado, às 21 imagens capturadas no estilo retrato por Washington Kuipers expressam a resiliência e a riqueza da cultura amazônica feminina.

A produtora cultural Andressa Vitória Santos Machado, coordenadora do projeto, destaca que "cada fotografia é um testemunho da força e diversidade das mulheres vilhenenses. Queremos que essa exposição seja um espelho de suas vivências e um espaço de diálogo sobre a identidade cultural da região", disse Andressa Machado.

Além das fotografias, a programação contará com rodas de conversa conduzidas pelo sociólogo Márcio Guilhermon, aprofundando a discussão sobre a representatividade feminina na cultura amazônica e os desafios enfrentados pelas mulheres nesse cenário.

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), o projeto conta com o apoio da Fundação Cultural de Vilhena e reforça o compromisso com a inclusão, oferecendo interpretação em Libras.

Mais do que um evento artístico, "Faces da Amazônia: Mulheres de Vilhena" é um convite à reflexão sobre o papel das mulheres na construção da identidade cultural da Amazônia. A população está convidada a prestigiar, conhecer e reconhecer as histórias que permeiam cada imagem exposta.

"Estou muito feliz com a realização deste projeto e espero que a população possa vir, apreciar e valorizar a exposição. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) ", expressa Andressa Machado. Você pode procurar a unidade mais próxima e contribuir com esse ato de amor e solidariedade.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

Em uma casa simples, onde cada canto carrega memórias e gestos de afeto, vive uma família que resiste ao tempo e às perdas com algo maior do que tud

Governo de RO realiza 1° Festival de Culturas Indígenas para valorizar saberes e tradições dos povos originários

Governo de RO realiza 1° Festival de Culturas Indígenas para valorizar saberes e tradições dos povos originários

Com o intuito de promover a valorização, o reconhecimento e a visibilidade das tradições e expressões culturais dos povos indígenas, o  governo do e

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)