Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Lançamento da exposição fotográfica "Faces da Amazônia: Mulheres de Vilhena" acontece nesta quinta-feira

A exposição fotográfica celebra a força e a identidade das mulheres na cultura de Vilhena.


Foto: Washington Kuipers - Gente de Opinião
Foto: Washington Kuipers

A cidade de Vilhena se prepara para um momento de celebração e reconhecimento das mulheres que constroem e fortalecem a cultura local. Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, a exposição fotográfica "Faces da Amazônia: Mulheres de Vilhena" será inaugurada às 19h30 na Galeria da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), permanecendo aberta ao público até 14 de março de 2025.

O evento não é apenas uma exposição, mas um registro através de retratos das mulheres que trabalham na cultura de Vilhena. Sob a curadoria da comunicadora social e fotógrafa Andréia Machado, às 21 imagens capturadas no estilo retrato por Washington Kuipers expressam a resiliência e a riqueza da cultura amazônica feminina.

A produtora cultural Andressa Vitória Santos Machado, coordenadora do projeto, destaca que "cada fotografia é um testemunho da força e diversidade das mulheres vilhenenses. Queremos que essa exposição seja um espelho de suas vivências e um espaço de diálogo sobre a identidade cultural da região", disse Andressa Machado.

Além das fotografias, a programação contará com rodas de conversa conduzidas pelo sociólogo Márcio Guilhermon, aprofundando a discussão sobre a representatividade feminina na cultura amazônica e os desafios enfrentados pelas mulheres nesse cenário.

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), o projeto conta com o apoio da Fundação Cultural de Vilhena e reforça o compromisso com a inclusão, oferecendo interpretação em Libras.

Mais do que um evento artístico, "Faces da Amazônia: Mulheres de Vilhena" é um convite à reflexão sobre o papel das mulheres na construção da identidade cultural da Amazônia. A população está convidada a prestigiar, conhecer e reconhecer as histórias que permeiam cada imagem exposta.

"Estou muito feliz com a realização deste projeto e espero que a população possa vir, apreciar e valorizar a exposição. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) ", expressa Andressa Machado. Você pode procurar a unidade mais próxima e contribuir com esse ato de amor e solidariedade.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Filhos do Terceiro Mundo: show de lançamento e álbum de Oráculo chega para o público no 1° de maio, dia do trabalhador

Filhos do Terceiro Mundo: show de lançamento e álbum de Oráculo chega para o público no 1° de maio, dia do trabalhador

Promovendo a essência do Hip-Hop através da história e da poesia, o álbum de estreia do rapper Oráculo, “Filhos do Terceiro Mundo”, chegará às plata

Fruto de pesquisa sobre a musicalidade de Porto Velho, 'Concerto de Quintal' estreia em 16 de abril no Mercado Cultural

Fruto de pesquisa sobre a musicalidade de Porto Velho, 'Concerto de Quintal' estreia em 16 de abril no Mercado Cultural

O documentário Concerto de Quintal terá sua estreia aberta ao público, de forma gratuita, no dia 16 de abril, no Mercado Cultural de Porto Velho. O

Curta no Varal: mostra rondoniense de curta-metragem na rua

Curta no Varal: mostra rondoniense de curta-metragem na rua

Projeto celebra a cultura e o cinema rondoniense com exibições gratuitas em espaços públicos de Ji-Paraná:04/05 - Cedel BNH : R. Caucheiro, 246 - Caf

Curta metragem contemplado em edital Nacional é gravado em Vilhena

Curta metragem contemplado em edital Nacional é gravado em Vilhena

Vilhena (RO) ambienta as gravações do curta metragem “A Lasca”, projeto proposto pela diretora Valdete Sousa, que atua há mais de 25 na área cultura

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)