Quinta-feira, 4 de agosto de 2016 - 17h44
A segunda edição revista e ampliada do livro “Farinha Pouca, meu pirão primeiro: à mesa com os ribeirinhos” será lançada na sexta-feira da próxima semana, dia 5 de agosto, às 8 horas da noite, na Biblioteca Francisco Meirelles, em Porto Velho.
A obra foi escrita em parceria entre as professoras Nair Ferreira Gurgel do Amaral, Neusa dos Santos Tezzari, Iracema Gabler e a bibliotecária Glória Valladares Grangeiro. De acordo com a professora Nair Gurgel, é fruto de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos Integrados sobre a Linguagem, Educação e Cultura (GEAL), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e resultado de um conjunto de outros livros já publicados em decorrência do Projeto Alfabetização de Ribeirinhos da Amazônia, realizado há mais de dez anos com o objetivo de motivar os professores a trabalharem leitura e escrita nas comunidades.
À primeira vista, o leitor mais desatento pode imaginar que se trata puramente de um livro de receitas, mas “Farinha Pouca, meu pirão primeiro: à mesa com os ribeirinhos” é também uma obra sobre cultura, um registro da cultura ribeirinha traduzida em receitas.
Conforme descreveu a professora Neuza Tezzari na apresentação do livro, é “uma coletânea de receitas coletas ao longo do desenvolvimento de pesquisa sobre linguagem, educação, formação de leitores e multiculturalismo, dentre outros, escritas por crianças e por adultos moradores das comunidades de São Sebastião, do Teotônio e dos bairros Triângulo e Santo Antônio”.
O livro é dividido em seis partes mais o glossário. A primeira fala sobre os peixes, a segunda, sobre a macaxeira e os tipos de farinha. Já a parte III do livro apresenta os doces derivados da banana pacovã. Na parte IV, o destaque são os frutos da região. E as últimas partes, V e VI, falam sobre os híbridos, ou seja, “aquilo que nós recebemos aqui de outras regiões como a saltenha e o massaco, da Bolíva, o baião de dois e o mugunzá, do Nordeste”, explicou Nair Gurgel. Além das receitas, o livro traz notas explicativas dos termos característicos da região, fotografias dos ingredientes que as compõem e dos pratos prontos, ditados e provérbios ribeirinhos.
Serviço – lançamento de livro
Obra: Farinha Pouca, meu pirão primeiro: à mesa com os ribeirinhos
Autores: Nair Ferreira Gurgel do Amaral, Neusa dos Santos Tezzari, Iracema Gabler e Glória Valladares Grangeiro.
Data e horário: sexta-feira, 5 de agosto de 2016, às 20h
Local: Biblioteca Francisco Meirelles
Fonte: UNIR
Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás
A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), anuncia que os abadás para o desfile de 2025 (sábado, 01 de março), já estão no segundo lote, por R$ 100, cada. Os
Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena
A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica comemora um avanço significativo com o projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços A
Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia
Dentro da série de ações com que o projeto Registro Cultural, desenvolvido peloCentro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), benefici
Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial
No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film