Sexta-feira, 27 de março de 2015 - 15h01
Graças à iniciativa da professora Rita Nascimento, profissional veterana da academia de dança do SESI/PVH, cerca de 70 bailarinos locais e dos municípios de Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal têm a oportunidade de se aprimorar participando de workshop ministrado pela renomada maitre de balé clássico Isolina Rabello.
Atendendo a convite da professora Rita Nascimento, Isolina Rabello, formada em balé clássico com a maitre e coreógrafa russa Eugênia Feodorova, está na cidade com o objetivo de aperfeiçoar o balé de Rondônia. O workshop, que conta com apoio do SESI/RO, acontece até domingo (29 de março) na Academia de Dança do SESI, unidade de Porto Velho (CAT Albano Franco).
Segundo Rita, a iniciativa, que conta com apoio do SESI, não tem fins lucrativos e objetiva trazer conhecimento, inovação e cultura para o estado. “O contato com a professora Isolina foi feito ano passado e achei importante a vinda desta profissional para Porto Velho, pois significa uma oportunidade única para os nossos bailarinos. Inclusive, ela vai avaliar o trabalho que realizo no SESI e apontar quais pontos pudemos melhorar”, disse.
Isolina comentou ter ficado impressionada ao constatar que Porto Velho conta com muitos bailarinos talentosos, inclusive crianças e parabenizou a professora Rita pela iniciativa.
A maitre de balé também ressaltou sua satisfação em participar deste intercâmbio. “É um prazer compartilhar minha experiência. Em meu ponto de vista minha vinda a Porto Velho é importante por representar uma forma de descentralizar o conhecimento. O Brasil é um país grande e descentralizar a cultura é fundamental para unir as pessoas”, finalizou.
Formada em balé clássico com a maître e coreógrafa russa Eugenia Feodorova, precursora do método Vaganova no Brasil. Isolina é graduada em psicologia pela Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro) e em música pelo Conservatório Brasileiro de Música (piano, teoria e harmonia). Foi professora da Academia de Ballet Eugenia Feodorova (1970-2005) e da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (década de 80).
Bailarina solista da Fundação Brasileira de Balé, onde dançou o repertório clássico, como Quebra-Nozes, Coppelia, Giselle, Les Sylphides, Raymonda, Paquita, Lago dos Cisnes, entre outros. Foi Maître de balé e assistente de direção da Cia. de Balé da cidade de Niterói de 1994 a 2000, e atuou como professora do Balé Ana Botafogo de 2008 a 2010, dentre outros trabalhos relevantes. Atualmente continua lecionando.
Fonte: Humberto Oliveira
Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás
A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), anuncia que os abadás para o desfile de 2025 (sábado, 01 de março), já estão no segundo lote, por R$ 100, cada. Os
Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena
A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica comemora um avanço significativo com o projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços A
Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia
Dentro da série de ações com que o projeto Registro Cultural, desenvolvido peloCentro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), benefici
Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial
No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film