Segunda-feira, 16 de maio de 2016 - 15h59
A partir de hoje (16), várias cidades do país participam de atividades da 14ª Semana de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Manaus, o Paço da Liberdade, que fica no centro histórico, vai participar do evento pela quarta vez. O museu começou a ser construído em 1874 e, em 2013, foi reinaugurado, após uma reforma. O espaço já foi sede dos governos provincial e republicano e, posteriormente, estadual e da prefeitura.
“O Paço representa muito da nossa história, muito da nossa identidade. Ele está localizado onde a parte urbana da nossa cidade começou, numa área importante que representa muito pra toda a nossa gente. Para nós, é muito importante que esse evento se configure e que cada vez mais as pessoas possam participar dele”, afirmou o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Márcio Braz.
A programação no Paço da Liberdade começou nesta terça-feira (17), com a palestra “Paisagens Culturais”, da arquiteta Ana Lúcia Abrahim, no Les Artistes Café Teatro, às 15h. Na quarta-feira, haverá uma visita guiada para estudantes da rede municipal de ensino. O encerramento será na sexta-feira, às 15h, também no Café Teatro, com a palestra “Manaus para Inglês Ver: Arqueologia Histórica no Centro da Cidade”, das arqueólogas Vanessa Benedito e Margarete Cerqueira. As duas profissionais participam do projeto de revitalização do centro histórico da capital amazonense.
“Nossas programações sempre têm contado com palestras, visitas guiadas com atividades artísticas. O intuito disso, dessa semana de museus, é justamente convocar o público para conhecer parte de sua história, os acervos dos museus e conhecer os prédios onde essas obras estão abrigadas”, disse Márcio Braz.
O Paço da Liberdade fica na Praça Dom Pedro II e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h da tarde, e aos sábados, das 9h às 12h30.
Também haverá atividades da 14ª Semana de Museus em Manaus na Casa Eduardo Ribeiro, nos museus da Amazônia, da Imagem e do Som do Amazonas, de Arqueologia, do Homem do Norte, do Seringal Vila Paraíso, do Teatro Amazonas, além de museus do município de Maués.
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa