Segunda-feira, 28 de abril de 2008 - 15h52
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o governo do Acre lançam o Programa Arca das Letras nesta quarta-feira (30), às 17h, na Casa da Leitura da Gameleira, em Rio Branco, capital do estado. Nesta ocasião, os parceiros anunciam a entrega de 300 bibliotecas para comunidades rurais do estado ainda no primeiro semestre de 2008.
A solenidade de lançamento deve contar com as presenças do ministro da Cultura, Gilberto Gil, que estará no estado para lançar editais do programa Mais Cultura, e do governador, Binho Marques.
No mesmo dia (30), será entregue o primeiro lote de bibliotecas para 10 comunidades rurais de Rio Branco. A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre (MDA/AC) e a Coordenação Estadual de Bibliotecas Públicas da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour fazem a coordenação do Arca das Letras no estado.
Antes do lançamento do Programa, às 14 horas, a Coordenadora de Ação Cultural do MDA, Cleide Soares, fará a capacitação dos primeiros 20 agentes de leitura das comunidades rurais do estado. O treinamento também será feito na Casa da Leitura.
As arcas (móveis-bibliotecas) foram fabricadas com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e já estão disponíveis para atender as comunidades de todo o estado. A Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) já enviou os acervos e conduzirá as ações de capacitação dos moradores das comunidades rurais para o trabalho de empréstimo dos livros e de incentivo à leitura. Serão capacitados mais de 600 agentes de leitura no estado, sendo dois por comunidade.
Conheça o programa
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras é desenvolvido pela SRA/MDA, desde 2003. O objetivo do Programa é incentivar a leitura no meio rural, reunindo esforços de parceiros governamentais e não-governamentais. Desde o seu lançamento, já implantou 4.906 bibliotecas em comunidades de 1.521 municípios brasileiros, atendendo a mais de 500 mil famílias no meio rural.
Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca tem cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura.
Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, de saúde, agricultura, meio ambiente e didáticos para pesquisa escolar. Após a entrega das bibliotecas, o MDA envia novos títulos a partir das necessidades dos moradores. Eles também ampliam seus acervos com campanhas locais de doação de livros. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) faz a doação de grande parte dos livros de literatura e o Ministério da Cultura insere os títulos de arte.
Rede de parceiros
Os demais parceiros como órgãos públicos federais, entre eles Ministério de Minas e Energia, por meio do Programa Luz para Todos, e Banco do Brasil, por meio do Centro Cultural Banco do Brasil, governos estaduais, prefeituras, editoras, escritores e Organizações Não Governamentais, doam livros de diversos assuntos e garantem a diversidade de títulos às bibliotecas rurais.
Além disso, são realizadas campanhas em escolas, feiras e eventos nos quais a população urbana também faz doações de obras para as bibliotecas rurais.
Os acervos são organizados em móveis-bibliotecas fabricados geralmente por trabalhadores sentenciados das penitenciárias estaduais em parceria com o Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional. A atividade garante aos sentenciados bolsas de trabalho e remissão de parte da pena, além de formação profissional que possibilita o reconhecimento social.
Fonte: MDA
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa
Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile
O filme Parabólikas do Coletivo Madeirista de Rondônia está na programação do 11º FEDAX - Festival de Design Audiovisual Experimental Valdivia, um e
Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira
"Boi campeão, faz meu coração azul e branco sorrir”. A toada anuncia o grande vencedor do Duelo na Fronteira 2024, que apresentou um show de cores e