Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mercado literário em alta; Rondônia contribui no setor


Mercado literário em alta; Rondônia contribui no setor - Gente de Opinião

Leitores tem hoje oportunidade de escolha dos mais variados títulos

Independentemente da editoria, ler um livro “é um remédio e aprendizado”. Apesar de parecer carente, o mercado vem crescendo o mercado de produção, venda e “consumo” textual. Houve em 2013, um aumento de 8,29% no número de títulos produzidos, ou seja, o leitor tem à sua disposição uma maior variedade de livros para escolher.

Essas são algumas das informações da pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro – 2013. A pesquisa é realizada anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) sob encomenda do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e Câmara Brasileira do Livro (CBL). Rondônia está incluído nestes números. Neste semestre, pelo menos, dois escritores publicaram suas obras. Trata-se de Emerson Barbosa (jornalista) e Walmir Étori (palestrante).

Barbosa falou sobre o seu livro que o seu desejo e a busca incansável para torná-lo realidade: “O livro ‘Boreal’ (coletânea de contos) surgiu de uma grande vontade, mas por conta de tempo e custo financeiro ficou engavetado a espera de um momento oportuno. Com isso fui à campo e procurei várias editoras em Porto Velho. Nessas andanças descobri que em Rondônia elas são cerca de  40 empresas para atender os  52 municípios, mas nem todas funcionam como editoras gráficas“, contou. A impressão ficou a cargo de uma editora gráfica em Belo Horizonte (MG) e, em 2015, deve haver uma nova edição e com tradução para o espanhol.

Já Étori, comemora sua 2ª publicação, o livro “Histórias com Moral”.  “É a prática que leva a perfeição. É um mercado exigente, se não começar não avançamos. Uma ferramenta para que possa ser trabalhados em diversos tipos de reuniões, encontros e/ou qualquer evento para agradar os ouvintes”, falou. Ele fez a impressão em Rolim de Moura (RO).

Lucro

O faturamento total do setor editorial, em 2013 foi superior aos R$ 5,3 bilhões e representa um crescimento nominal de 7,52 % em relação a 2012.

Fonte: ETIENE GONÇALVES

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás

Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás

A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), anuncia que os abadás para o desfile de 2025 (sábado, 01 de março), já estão no segundo lote, por R$ 100, cada. Os

Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena

Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica comemora um avanço significativo com o projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços A

Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia

Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia

Dentro da série de ações com que o projeto Registro Cultural, desenvolvido peloCentro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), benefici

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)