O Grupo Teatral Êxodo (GTE) vem a público, primeiro, em irrestrito respeito à sociedade rondoniense e à cultura de nosso povo, e por fim, em cumprimento ao compromisso firmado pela Diretoria, por ocasião da Solenidade de Lançamento do Espetáculo Teatral “O Homem de Nazaré” (2016), realizada no último dia 17, informar sobre a lamentável decisão de cancelar a apresentação do maior espetáculo da Amazônia para o ano de 2016, ficando definida a nova data para os dias 15 (Corpus Christi), 16 e 17 de junho de 2017.
Após dois adiamentos, o Grupo esclarece que a decisão, tomada em reunião da Diretoria realizada na noite de quarta-feira (23), foi forçada pelo descompromisso e descaso demonstrados pela atual gestão da Prefeitura de Porto Velho e os dirigentes da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural). Fato em que o Grupo Teatral Êxodo registra seu profundo repúdio aos dirigentes municipais que não tiveram um “olhar diferenciado” com o “Homem de Nazaré”, peça que é encenada há mais de 30 anos no Estado.
Conforme comprovado nos documentos que seguem nesta Nota, o GTE apresentou o Projeto em novembro de 2015 à Funcultural, após a entidade ter confirmado o apoio. Não há registros de qualquer processo aberto em alusão à peça, bem como não há qualquer posição oficial ou extra-oficial dirigida à Diretoria de que a municipalidade não contribuiria com o projeto. Inclusive, conforme consta em Ata de Reunião da Diretoria, realizada em 26 de setembro de 2016, o próprio representante da Funcultural confirmou que o prefeito Mauro Nazif tinha como compromisso resgatar o Espetáculo, tendo mantido o evento no calendário da Funcultural. Dessa forma, o GTE tomou as providências necessárias para o Lançamento da peça teatral, ocasião em que nenhum representante da Administração Municipal compareceu.
Vale ressaltar, que o Governo do Estado do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos (Sugespe), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU/RO) e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RO) não mediram esforços, durante todo o processo, nos trabalhos de revitalização da cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, os quais ainda estão em execução. Além do Estado, registra-se ainda os agradecimentos à empresa Eucatur, que tem prestado o apoio primordial na condução do elenco para os ensaios.
Merece ainda um reconhecimento especial da Diretoria do Grupo Teatral Êxodo, o empenho e dedicação da Direção da Peça, sócios, membros da comunidade Jerusalém da Amazônia e de todos os integrantes do elenco, voluntários abnegados que, faça chuva ou faça sol, mostraram-se sempre dispostos nos ensaios, mesmo com a indefinição constante para a realização do Espetáculo.
O Grupo Teatral Êxodo reforça o seu compromisso com a cultura rondoniense e promete apresentar em 2017 um espetáculo à altura do que merece o povo de Rondônia, com a proposta de trazer um ator/atriz de renome nacional e, ainda, promover a integração com atores dos demais estados amazônicos e municípios de Rondônia.
.
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)