Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Oficinas de música vão capacitar alunos


A prefeitura de Porto Velho encerra nesta terça-feira,12, o projeto Música na Estrada, com objetivo de capacitar alunos das escolas de música do Município a participarem de orquestras. Nesse período, serão realizadas várias oficinas com estudantes das Escolas Jorge Andrade e Som na Leste. As oficinas ainda terão como propósito a formação de plateia para a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) na capital de Rondônia, no dia 24 do mesmo mês.

Conforme o assessor executivo da Fundação Cultural Iaripuna e produtor musical, Ricardo Castro, responsável pelo projeto Música na Estrada em Porto Velho, as oficinas serão coordenadas por quatro professores de música. Lilian Maria Pereira vai ensinar técnicas de viola e violino; Edvany Klebia Silva ficará com as turmas de violoncelo e contrabaixo; os alunos de trompete e trombone estarão sob a responsabilidade do professor Marcos Hideaki Ono e os de flauta, com a professora Analine Dias de Melo.

As oficinas para os alunos que tocam instrumentos de corda (viola, violino, violoncelo e contrabaixo) serão realizadas na Escola de Música Jorge Andrade, no horário das 9 às 12 horas. Na Escola Som na Leste, das 18 às 21 horas, serão ministradas as aulas para os estudantes de flauta, trombone e trompete. “Cada grupo será composto de 15 a 30 alunos. Todos poderão participar das oficinas, mas não significa que todos serão selecionados. Os professores irão aprimorar o aprendizado daqueles que estão com as técnicas mais avançadas”, explicou Ricardo Castro.

O método utilizado pelos professores consiste em eles tocarem primeiro as músicas e depois pedirem aos alunos que toquem também. Na sequência, irão trabalhar o aprimoramento das técnicas com os estudantes. Posteriormente, professores e alunos tocarão juntos. O processo se repetirá durante todo o período das oficinas. “Queremos melhorar o nível técnico dos alunos, pois a gestão municipal tem planos de formar uma orquestra de câmara também em Porto Velho”, afirmou o produtor.

Orquestra

A apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) irá fechar “com chave de ouro”, segundo Ricardo Castro, o processo de capacitação, no dia 24 de junho, às 20 horas, no Teatro Banzeiros. O espetáculo terá como público alvo os alunos das escolas de música e professores, mas também será aberto à comunidade em geral. Com esse projeto, o Governo Federal promove a inclusão cultural, levanto a música clássica às regiões mais distante e que não tem acesso a esse tipo de espetáculo.

O projeto Música na Estrada tem o patrocínio do Ministério da Cultura e foi preparado pela Kommitmman Produções, em parceria com a prefeitura, através da Fundação Iaripuna e secretaria municipal de Educação (Semed). O responsável pelo projeto em Porto Velho é Ricardo Castro Produções.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)

Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,

X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal

X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)