Quarta-feira, 20 de novembro de 2013 - 12h07
Danilo Gerônimo tem 7 anos e aos 2 teve os glóbulos oculares retirados por conta de um tumor na visão. A mãe, Cleuzenir Gerônimo, na tentativa de ajudar o filho com as atividades da escola, começou nesta segunda-feira (18) na turma do Curso de Leitura e Escrita do sistema Braille, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC).
De acordo com Cleuzenir, o curso, que é realizado pelo Centro Pedagógico de Apoio (CAP) em Porto Velho, vai muito além de ensinar a entender o Braille; irá melhorar o relacionamento e a comunicação com o filho.
A mãe de Danilo lembra que tinha medo de não conseguir ajudar o pequeno Danilo nas tarefas de casa. Foi a partir do receio que Cleuzenir procurou a orientação da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, onde o seu filho estuda, para pedir ajuda. “A escola me indicou este curso para aprender o Braile; e estou fazendo para ajudar o meu menino”, declara.
Na mesma turma está a professora da Escola Estadual Casa de Davi, Francisca Domiana. Ela conta que a diretora da escola propôs o desafio para administrar a Sala de Recursos Multifuncionais - local onde crianças com diversas deficiências estudam. Francisca diz que, até então, tinha trabalhado apenas com alunos do Ensino Fundamental regular. “Nunca tinha tido a experiência de trabalhar com uma turma no Ensino Especial. É bem complicado, mas é gratificante”.
A professora comenta que já tinha feito uma oficina de deficientes intelectuais e que o curso de sistema Braile é a segunda oficina dela. “No dia a dia eu aprendo muito com eles [alunos], mas eles precisam muito de gente que tenha interesse em ajudá-los”, relata. Francisca diz que ainda não tem um aluno cego em sua turma, mas que estará pronta.
De acordo com a professora do curso, Ana Maria Alves, a turma, que conta com 16 alunos, sendo 14 professores e dois pais, estuda português e matemática – chamado de soroban -, confecciona livros com o sistema Braille e faz leitura e a transcrição das letras. As apostilas e o reglete, material para compor as letras do Braille, são oferecidos pela SEDUC. “Quanto mais pessoas souberem o sistema, mais elas vão poder ajudar o próximo”, explica.
O Curso de Leitura e Escrita do Sistema Braille acontece duas vezes ao ano no Centro de Pedagógico de Apoio (CPA), com apoio da Coordenação Regional de Ensino de Porto Velho, e é aberto para professores e a comunidade que tem familiares com deficiência visual. O curso vai até o dia 29 deste mês.
Fonte: Ascom/SEDUC / Fotos: Quintela
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa