Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho, se tornará museu estadual


 Gente de Opinião

Palácio Presidente Vargas

Há alguns dias o governador Confúcio Moura provocou pelas redes sociais a equipe de governo e a população de Rondônia sobre no que será transformado o Palácio Presidente Vargas, onde hoje funciona a sede do governo, quando o gabinete for transferido para o Palácio Rio Madeira, no bairro Pedrinhas.

O governador expressou a vontade em transformar o Presidente Vargas em um Centro Cultural. Ao tomar conhecimento da intenção de Confúcio Moura, o superintendente da Secel, Rodnei Paes, reuniu a equipe da Gerência de Cultura e soube do projeto elaborado pela paleontóloga Ednair Rodrigues do Nascimento, denominado Palácio da Memória, que apresenta a concepção de trabalhar os aspectos pré-históricos a partir dos vestígios arqueológicos e fósseis encontrados aqui na região e datados em 40 mil anos, passando pelo processo de ocupação e colonização até os dias atuais por meio das ações políticas.

Na manhã desta quarta feira (6), o governador Confúcio Moura reuniu a equipe da Secel no gabinete do superintendente, solicitando que o projeto passe a ser tratado como principal prioridade entre as ações da pasta.

Rodnei Paes informou ao governador que, nesse primeiro momento, a equipe da Secel esta dialogando com a FGV no sentido de conseguir apoio, devido a experiência dessa instituição na gestão cultural e na questão dos aspectos arquitetônicos.

Gente de Opinião

Governador Confúcio Moura com Rodnei Paes

“O Palácio Presidente Vargas é uma sede administrativa e a ideia é transformá-lo num museu sem perder a característica. Por exemplo, a sala do Gabinete será o local onde o governador receberá os visitantes ilustres que, por ventura, vierem a Rondônia, conservando o aspecto de um ambiente que representa a força política do estado”, disse Rodnei.

No momento, o governador destinou uma sala no palácio para que a equipe da Secel, integrada por Ednair Nascimento e pelo historiador e pós-graduado em arqueologia, Lucas Veronese, desenvolvam melhor o projeto e comecem a levar parte do acervo que comporá o museu.

Outro assunto abordado na reunião foi a questão da reforma da Biblioteca José Pontes Pinto. “Na realidade, a FGV vai realizar um estudo de viabilidade para verificar se o atual prédio comporta as modificações propostas ou se será preciso construir outro mais moderno, inclusive com mais de um piso”, disse Rodnei Paes.


Fonte
Texto: Silvio M. Santos
Fotos: Daiane Mendonça e Leandro Morais
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)