Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Palestra na Faculdade São Lucas destaca o administrador


Administradores, acadêmicos de administração, delegados, conselheiros, empresários, coordenadores de faculdades e professores de Administração de Rondônia e do Acre assistiram à palestra “O administrador no contexto do desenvolvimento regional”, proferida pelo professor e administrador Mauro Kreuz, vice-presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo, em uma parceria do Conselho Regional de Administração de Rondônia e Acre - CRA-RO/AC e a Faculdade São Lucas. “Vivemos em um país rico, o 11º em produção de riqueza, porém o 62º em desenvolvimento humano, com 80 % da sua concentração de riqueza em posse de apenas 20% da população. Dos jovens entre 18 e 24 anos, 13% estão no ensino superior, para absorvê-los a economia deveria crescer 8% ao ano, o que não acontece e faz gerar um contingente juvenil marginal ao processo produtivo e de exclusão social”, relatou Kreuz.

Mauro Kreuz citou a pesquisa que mede as taxas do empreendedorismo mundial Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada em 2006. “O Brasil é o 7º país mais empreendedor do mundo, porém, a maior parte dos novos negócios é motivada por necessidade (pessoas que não encontram outra forma de gerar renda) e não por oportunidade (pessoas que têm vocação ou acham nichos pouco explorados) o que explicaria as altas taxas de mortalidade empresarial”.

Para o palestrante, o desenvolvimento é possível com conhecimento, atitudes e iniciativas empreendedoras, liderança, articulação, aplicação de políticas públicas e gestão baseada na análise contextual, ou de todos os elementos ao seu entorno, como cultura, instituições, procedimentos, atores e recursos. “Há mais de 90% de mobilidade social entre as pessoas que se destacam, ou seja, a passagem de uma posição social para outra, crescimento devido à valorização do conhecimento e a formação por competência”, afirmou Kreuz, explicando que a diferença para o sucesso de uma empresa não está em ter um administrador, mas em ter um bom administrador.

Em sua explanação Mauro Kreuz destacou que o profissional competitivo é aquele que sabe aplicar os conhecimentos no dia a dia, torná-lo útil socialmente, e a importância de a educação ser de qualidade e haver a transversalização dos conteúdos. “A administração é um trabalho que vem sendo feito ao longo de toda uma jornada, um processo sem fim e em permanente construção, sendo que para o desenvolvimento é necessário às pessoas estarem preparadas e haver dinamismo na profissão”, ressaltou. Presentes no auditório da Faculdade estiveram o coordenador do curso de Administração da São Lucas, André Saoncela, o presidente do CRA-RO/AC, Renné Lobo, e a conselheira federal, Eva da Silva Albuquerque.

Fonte - Chagas Pereira

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)