Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 - 16h55
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural que é coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promove neste fim de semana no sábado, 4, e domingo 5, o Encontro dos Agentes Cultura Viva em Vilhena.
O evento contará com uma rica programação, incluindo oficinas de Libras e fotografia, além de rodas de conversa sobre a Política Nacional de Cultura Viva, que proporcionarão reflexões e troca de experiências entre os participantes.
De acordo com Andréia Machado, presidente da ACEMDA, o encontro será um espaço para fortalecer a diversidade cultural do estado de Rondônia, reunindo agentes culturais de diversos municípios, como Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Ji-Paraná, e da comunidade quilombola de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste.
“Esses agentes têm um papel essencial para o mapeamento e diagnóstico das redes culturais em Rondônia. Este encontro será uma oportunidade de fortalecer as conexões, compartilhar vivências e, juntos, traçar caminhos para a valorização da nossa cultura,” destacou Andréia.
Os participantes terão acesso a formações culturais e práticas que buscam ampliar a atuação dos agentes em suas comunidades. Ao final do encontro, todos receberão certificados de participação, reconhecendo o envolvimento em atividades que promovem a diversidade cultural da Amazônia.
A presidente da ACEMDA, Andréia Machado agradeceu à Fundação Cultural de Vilhena(FCV) pela parceria na cessão do espaço para a realização do evento. “Essa colaboração é fundamental para continuarmos promovendo ações que valorizem e fortaleçam a cultura em Rondônia,” afirmou Andréia.
O encontro promete ser um marco no fortalecimento das redes culturais do estado, reafirmando o compromisso dos agentes Cultura Viva em preservar e celebrar a rica diversidade cultural de Rondônia.
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural segue firme em sua missão de fortalecer a cultura regional. O projeto do Pontão de Cultura de Rondônia foi contemplado no Edital de Seleção Pública MinC - Nº 9, de 31 de agosto de 2023, como parte da política de base comunitária Reconstruindo o Brasil.
Artistas Rondonienses expõem obras em Minas Gerais
Quatro artistas amazônidas, entre elas uma estudante e três egressas de Artes Visuais da UNIR, viajaram de Porto Velho a Uberlândia (MG) para pa
Literatura: O Segredo de 7 Mulheres
O Segredo de 7 Mulheres é uma coletânea de textos sobre o pensamento positivo. É resultado de vivências e experiências de mulheres que acreditam
Rondofest inicia entrevistas com inscritos e agenda de ensaios
A comissão organizadora do Festival Rondônia de Música (Rondofest) dá início esta semana às entrevistas com todos os inscritos para as suas duas
Música de rap gravada em Rondônia ganha repercussão em programa dos Estados Unidos
A música de rap “Conhecimento”, gravada em Rondônia, com letra e interpretação de Carlos Mossoró e Jhuka Andrade, ganhou repercussão internacional n