Segunda-feira, 17 de julho de 2023 - 14h02
A Prefeitura de Porto Velho reformou a Praça Getúlio Vargas e revitalizou o Obelisco que existe naquele espaço público, localizado na frente do Palácio Presidente Vargas, entre as ruas Presidente Dutra e José de Alencar, no centro histórico da cidade.
“A Fundação Cultural revitalizou aquela importante praça, que é a Praça Getúlio Vargas, em especial o Obelisco, que está com uma pintura atualizada, mas mantendo a cor original”, destacou o presidente da Fundação Cultural do município (Funcultural), Godofredo Neto.
O trabalho realizado pela Funcultural teve início no último dia 10 e foi concluído dia 13, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e do empresário Fernando Bueno, da Dizmonza Tintas.
A Prefeitura ainda contou com o apoio e parceria do vereador e historiador Alekis Palitot, para que a pintura do Obelisco fosse de acordo com a cor original. Além disso, um poço que estava desativado há muito tempo foi fechado, e também foi desenhada a bandeira do município.
Neto agradeceu a todos os parceiros, acrescentando que os bloquetes foram doados pela Emdur, as tintas pela Dismonza e a mão de obra ficou sob a responsabilidade da própria Funcultural.
OBELISCO
O Obelisco é um monumento alusivo ao centenário da independência do Brasil, construído antes mesmo de existir o Palácio Getúlio (antiga sede do governo estadual) e da própria praça.
“Bem no centro da nossa capital, aqui na frente do Mercado Cultural, temos esse obelisco que foi revitalizado principalmente pela importância histórica dele. Muitos não sabem, mas esse obelisco foi construído antes mesmo do Palácio Getúlio Vargas por um membro da Comissão Rondon. Isso aconteceu há 100 anos, e a Prefeitura de Porto Velho revitalizou esse importante patrimônio da nossa história”.
O prefeito Hildon Chaves, e a comitiva formada por Godofredo Neto, presidente da Funcultural, Fabricio Jurado, secretário-geral de Governo, Devanildo Santana, subsecretário de Política Intersetorial, Jonathan Pacheco, subsecretário de Política Governamental, os vereadores Isaac Machado, Aleks Palitot e Everaldo Fogaça, e o secretário da Semusb, Cleberson Pacheco, visitaram o local na conclusão do serviço.
“É importante manter este espaço sempre em boas condições, pois o prefeito tem o compromisso de manter os bens patrimoniais e históricos da cidade sempre em bom estado de conservação. Além do mais, o local se tornou um dos maiores pontos de concentração, por conta dos eventos que acontecem frequentemente no Mercado Cultural”, completou o presidente da Funcultural.
Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas
Obra composta em dois volumes, Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória será lançada no Teatro Sônia Cabral, em Vitória (ES), terç
Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena” leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena
O mês de abril chegou com arte, cultura e muita emoção nas ruas de Vilhena. Já está em andamento o projeto Cinema de Rua: Vilhena em Cena, que está
O projeto “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas” está promovendo sessões de cinema e rodas de conversa em escolas
Uma vida de cultura no Espirito Santo-40 anos de Memoria
A ideia foi registrar a memória do Centro Musical Villa-Lobos e da ACRIS-Associação Cultural Ricardina Stamato, duas entidades que caminharam par e