Sexta-feira, 16 de maio de 2014 - 08h04
O musical infantil “Coisas que a gente não vê”, que já foi visto por mais de 10 mil espectadores, viajou de norte a sul do país a bordo do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura. O espetáculo - vencedor do prêmio ZilkaSalaberry 2012 nas categorias texto (Renata Mizrahi) e atriz (Débora Lamm) – encerra a turnê especial em Rondônia. A peça já passou por Campos, Vitória, Belém, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Palmas, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre. A próxima parada é no Teatro Banzeiros, em Porto Velho,nos dias 16 e 17 de maio (sexta e sábado)
Para essa turnê pelo Brasil, a autora e atriz do espetáculo Renata Mizrahi inovou e fez um processo de interação com as crianças, por meio de oficinas sobre a peça. Em cada cidade por que passou, Renata comandou oficinas teatrais, gratuitas, com no máximo 20 crianças.
Para Renata Mizrahi, as oficinas ajudam a despertar o gosto pelo teatro e também contribuem para a formação de um novo público.“As crianças ficam tímidas no começo, mas depois se soltam. Trabalho com elas exercícios de integração, aquecimento lúdico, brincadeira de mudanças de estados (sentimentos) e, no final, improviso cenas da peça. Primeiro, conto a história e divido os personagens, e elas embarcam na encenação. É um barato! As crianças ficam mais encantadas quando, depois da oficina, veem a peça com os atores reais encenando. Elas se reconhecem ali e comentam: “Olha o personagem que eu fiz”. Ficam muito felizes e com vontade de fazer mais teatro e de ir mais ao teatro”, observa Renata.Outra forma de interagir com a peça é ler o livro sobre ela, “Coisas que a gente não vê”, que é sorteado após o espetáculo e também vendido na bilheteria do teatro
Todas as apresentações contam com a presença de intérpretes de Libras. Dia 17, sábado, haverá uma oficina de teatro com a autora, de graça, no próprio teatro, às 14h, com retirada de senha no local. A oficina é indicada pra crianças a partir de 8 anos e tem duração de duas horas.
SOBRE A PEÇA
A peça conta a história de Yasmim (Débora Lamm ou Renata Mizrahi), menina que tem tudo o que quer, mas não consegue parar de chorar. Fala sobre a relação de tempo e afeto entre pais e filhos nas grandes cidades. Tudo com muito humor, dinamismo e música, revelando, aos poucos, os verdadeiros sentimentos de cada personagem.
Seus pais – Clara (Paula Sandroni ou Letícia Medela) e Manoel (Alexandre Mofati ou Carlos Neiva) – não conseguem entender o motivo de tanta choradeira. Para Yasmim, nada parece ser suficiente. A menina também está dividida entre seus dois amigos: Beatriz (personagem em que se revezam Elisa Pinheiro e Angela Bellonia) - menina rica e mimada, que vive preocupada com as aparências e exalta os valores do universo das crianças que têm tudo o que desejam - e Raimundo (Vicente Coelho) – amigo da escola, garoto simples e cheio de vida, que gosta de brincar na rua.
É seu amigo Raimundo que, entre uma brincadeira e outra, acaba conseguindo fazer com que ela entenda o que lhe faz falta: afeto e atenção. Mas, para conseguir o que quer, Yasmim terá de enfrentar seu medo de se expressar e, finalmente, dizer claramente para seus pais que deseja carinho em vez de presente. O final, surpreendente e repleto de alegria, acontece entre abraços, sorrisos, brincadeiras e um belo pôr do sol com os pais e amigos.
“Coisas que a gente não vê” é o terceiro espetáculo de Renata Mizrahi voltado para o público infantil: “O foco desta vez é a escassez do tempo concreto e emocional na vida dos pais para educar seus filhos como gostariam e a solidão urbana que muitas crianças compartilham”, afirma a autora do livro homônimo publicado este ano. Renata assina ainda as músicas originais, elaboradas especialmente para o espetáculo com o músico Bruno Alexander.
A direção do espetáculo é de Joana Lebreiro, e a musical, de Igor Araújo, que trabalhou 10 anos como arranjador e baixista de Geraldo Azevedo e atualmente é um dos diretores musicais do Monobloco.
Ficha Técnica
Idealização e Texto: Renata Mizrahi
Direção: Joana Lebreiro
Elenco: Débora Lamm, Renata Mizrahi, Elisa Pinheiro, Paula Sandroni, Alexandre Mofati, e Vicente Coelho
Revezam:Renata Mizrahi , Angela Bellonia, Letícia Medela, Fernando LopesLima e Carlos Neiva
Músicas originais: Renata Mizrahi e Bruno Alexander
Arranjos: Igor Araújo e Felipe Ridolfi
Direção musical: Igor Araújo
Assistente de direção: Nathália Melo
Músicos de cena: Felipe Ridolfi e Marcelo Rezende
Iluminação: Aurélio de Simoni
Equipe de cenário e figurino: Ney Madeira, Dani Vidal e PatiFaedo
Direção de movimento: Sueli Guerra
Assistente de movimento: Priscila Vidca
Preparação vocal: Pedro Lima
Projeto visual: Letícia Rumjanek
Camareira: Juju Santos
Contrarregra e montagem de cenário: Gleice Caxias
Produção executiva: Amanda Lima
Direção de produção: Maria Alice Silvério Lima
Coordenação administrativa: Alan Isidio
Patrocínio: Petrobras
Realização: Governo Federal e Ministério da Cultura
Serviço programa petrobras distribuidora 2013/2014 – PORTO VELHO (RO)
Local: Teatro Banzeiros
Endereço:Rua Renato Medeiros, 365, Centro – Porto Velho
Tel.: (69) 3901-2939
Datas: 16 e 17 de maio (sexta e sábado)
Horário: 17h
Classificação livre
Entrada franca
Lotação: 222 lugares
Haverá oficina de teatrocom a autora Renata Mizrahi no dia 17 de maio (sábado), às 14h, no Teatro Banzeiros.
A oficina é gratuita - retirada de senha no local – indicada pra crianças a partir de 8 anos e com duração de 2 horas.
Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.
Fonte: Sheila Gomes
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa