Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Presidente da LIESER, Ana Lúcia Barroso da Silva, vereador Everaldo Fogaça e o sambista Carlinhos Maracanã


Presidente da LIESER, Ana Lúcia Barroso da Silva, vereador Everaldo Fogaça e o sambista Carlinhos Maracanã - Gente de Opinião

A visita da presidente da Liga das Escolas de Samba de Porto Velho (LIESER), Ana Lucia Barroso da Silva, ao gabinete do vereador Everaldo Fogaça (REPUBLICANOS), marca um momento importante para o fortalecimento e execução dos objetivos da organização.

Após passar por uma reestruturação administrativa e jurídica, a LIESER está preparada para promover e incentivar o carnaval da capital Porto Velho, e posteriormente expandir esse modelo para todo o estado de Rondônia.

No entanto, a atual situação do Carnaval de rua da cidade enfrenta diversas dificuldades, como a falta de apoio dos órgãos governamentais.

Entre as principais questões que precisam ser solucionadas estão: o atraso nos repasses públicos, a falta de um cronograma adequado para o período do carnaval, a ausência de um local definido para a realização dos eventos, a falta de envolvimento das entidades e da sociedade na valorização profissional e na definição de políticas públicas, além do apoio aos eventos culturais e artísticos.

É importante ressaltar que a sustentabilidade do carnaval já é uma realidade em várias capitais do Brasil, como Brasília, Corumbá, São Paulo e Rio de Janeiro, que têm implementado projetos voltados para a formação e certificação dos profissionais envolvidos no carnaval.

A Liga de Rondônia busca apoio da Federação Nacional do Samba e de parceiros como a CDL, Sistema Fiero e Sebrae para fortalecer a classe e favorecer programas de negociações de produtos e serviços.

Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos devido à pandemia, é fundamental contar com o total apoio do governo e da prefeitura para a realização do carnaval de rua em Porto Velho.

Além de preservar a tradição cultural, o carnaval também contribui positivamente para a economia local, movimentando diversos setores como o comércio varejista, hotéis, alimentação, transporte e serviços autônomos.

Os desfiles das Escolas de Samba de Porto Velho existem desde a década de 50 e são uma forma completa de retratar a cultura e a alegria dessa manifestação.

Através dos enredos, sambas, alegorias e fantasias, os desfiles levam cultura, lazer e conhecimento para todas as faixas etárias e camadas sociais, além de contribuir para o aumento da arrecadação do Estado e Município.

A LIESER reafirma seu compromisso em lutar pela implementação de um plano conjunto que garanta a continuidade dessa linda manifestação cultural e artística.

É necessário criar oportunidades para que as ações descritas sejam efetivadas, garantindo a preservação e fortalecimento do carnaval em Porto Velho.

Lista de Ações:

Ações Técnicas:

1- Resgate da Liga.

2- Atualização dos documentos.

ANEXO

3- Providenciar a arte/visual (redes sociais).

4- Definição do cronograma anual.

Ações Promocionais:

1- Realização do Primeiro Evento - Feiloada & Carnaval da Lieser 2023 com o obietivo.

de angariar recursos para suprir pagar as guias de recolhimento e reaproximar as escolas de samba.

2- Realizar segundo Evento - Arraial da Lieser no mês de julho/agosto ( sendo finalizado o projeto).

3- Realizar terceiro Evento - Baile Tropical no mês de Agosto.

4- Realizar quarto Evento - 2a Feijoada & Carnaval da Lieser - Com atração no mês de setembro/2023.

5- Realizar evento por Escola de Samba em suas comunidades. (à definir junto a Funcultural).

Ações Profissional com participação da Federação Nacional

1- Palestra com o tema Legislação ( Lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo e Lei Rouanet) com a palestrante Meire Terezinha de Mauá- SP.

2- Curso de Carnaval com a participação do Benemérito da Federação Nacional Sr. Luiz Carlos Magalhaes ( Não definido data).

3- 1° Encontro Nacional do Samba da Região Norte com o presidente da Federação Nacional e sua equipe, previamente agendado para última semana de outubro de 2023.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas

Livro capixaba mostra cultura musical no estado ao longo de quatro décadas

Obra composta em dois volumes, Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória será lançada no Teatro Sônia Cabral, em Vitória (ES), terç

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena”  leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena” leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena

O mês de abril chegou com arte, cultura e muita emoção nas ruas de Vilhena. Já está em andamento o projeto Cinema de Rua: Vilhena em Cena, que está

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

O projeto “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas” está promovendo sessões de cinema e rodas de conversa em escolas

Uma vida de cultura no Espirito Santo-40 anos de Memoria

Uma vida de cultura no Espirito Santo-40 anos de Memoria

A ideia foi registrar a memória do Centro Musical Villa-Lobos e da ACRIS-Associação Cultural Ricardina Stamato, duas entidades que caminharam par e

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)