Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Produção cultural em Rondônia


 
Geane Valesca da Cunha Klein defedeu na Unesp de São José do Rio Preto a tese de doutorado intitulada “Produção cultural em Rondônia: a significação do cotidiano pelo viés literário”. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras.

Resumo

Esta tese resulta de um estudo previamente realizado sobre a produção cultural em Rondônia, considerando-se o viés literário.

Os textos objeto de análise foram produzidos e publicados ao longo de um século, de 1909 a 2014, e foram ordenados em três grupos: a) textos publicados na primeira metade do século XX (1909-1956) no jornal Alto Madeira; b) textos publicados na segunda metade do século XX (1960-2000) no jornal Alto Madeira; c) textos publicados nas primeiras décadas do século XXI (2001-2014) nas mídias digitais (internet).

Por se tratar de um extenso período de tempo, a análise foi feita por amostragem, permitindo observar os contatos e confluências entre a Literatura e os suportes midiáticos ao longo do tempo.

A análise levou em consideração as estratégias utilizadas pelos autores e as especificidades dos suportes destes textos, tendo por objetivo realizar releituras e revisões interpretativas capazes de discutir como as produções são marcadas e tensionadas discursivamente pela cultura e pelas identidades.

A metodologia primou pelo olhar interdiscursivo, plural e interdisciplinar. A princípio foram buscados jornais, blogs, sites, páginas em redes sociais que trazem a Literatura produzida em Rondônia.

Em seguida, deu-se a triagem das produções encontradas: categorização conforme características.

Por fim, analisaram-se as produções literárias em um entrecruzamento com conceitos e informações obtidos na fundamentação teórica.

A análise revelou que boa parte das produções se fixa em abordagens históricas as quais respondem a uma necessidade de inscrição das produções no espaço e no tempo, fixando sentidos e referenciando identidades, crenças e costumes capazes de responder ao que é ser rondoniense.

Comissão Examinadora

Prof.(a). Gisele M. Fernandes - Orientadora (Ibilce/Unesp)
Prof.(a). Manuel F. Medina (Univ. of Louisville)
Prof.(a). Paulo S. N. dos Santos (Univ. Fed. da Grande Dourados)
Prof.(a). Nelson L. Ramos (Ibilce/Unesp)
Prof.(a). Norma Wimmer (Ibilce/Unesp)

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás

Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás

A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), anuncia que os abadás para o desfile de 2025 (sábado, 01 de março), já estão no segundo lote, por R$ 100, cada. Os

Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena

Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica comemora um avanço significativo com o projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços A

Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia

Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia

Dentro da série de ações com que o projeto Registro Cultural, desenvolvido peloCentro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), benefici

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)