Segunda-feira, 30 de junho de 2014 - 05h34
São Paulo – A Fundação Victor Civita (FVC) realiza há 17 anos o Prêmio Educador Nota 10 e com ele está promovendo novas conquistas na vida de docentes de todo o Brasil. Após vencer o título de Educadora do Ano da edição de 2008, a professora Andréia Brito, da cidade de Presidente Médici, em Rondônia, viu sua carreira avançar ao receber diversas oportunidades profissionais.
“O prêmio proporcionou reconhecimento e admiração imensuráveis. Sem contar que os alunos também conseguiram se sentir valorizados por terem feito parte de um trabalho que ganhou visibilidade nacional”, relembra Andréia. Ela também comenta que devido à premiação, recebeu diversas propostas interessantes para o desenvolvimento da carreira, como ser convidada para colaborar com a revista NOVA ESCOLA e também com um portal educacional.
Na opinião da educadora, o Prêmio Educador Nota 10 devolve o caráter profissional da tarefa de ensinar, ao valorizar e divulgar os melhores projetos educacionais.
Para Andréia, os candidatos deste ano precisam estar atentos à seção de dicas do site do prêmio. “Saber os cuidados que devem ser tomados aumenta a probabilidade de se tornar um vencedor. Também recomendo que assistam aos vídeos dos projetos anteriores, pois eles dão uma boa visão da estruturação do trabalho e da relação entre os objetivos propostos e aqueles que foram alcançados”, finaliza.
Nesta edição, o Prêmio Educador Nota 10 que conta com a parceria da Globo e da Fundação Roberto Marinho tem um processo de inscrição muito fácil e intuitivo, basta acessar o site da premiação (www.educadornota10.org.br) e seguir as orientações. Além disso, ali também é possível conferir as dicas dos 10 educadores que venceram o prêmio no ano passado e fazer o download do modelo de relato que, contém dicas sobre o que deve constar na redação do trabalho.
Podem se inscrever educadores das redes públicas e privadas e de escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, urbanas ou rurais de todo o território nacional. Os professores devem atuar em Educação Infantil ou no 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA), nas disciplinas de alfabetização, língua portuguesa, educação física, história, arte, língua estrangeira, ciências, matemática e geografia. Já diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais precisam estar à frente de turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo EJA).
Para selecionar os ganhadores, a Fundação Victor Civita avaliará a adequação entre os objetivos, as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas pelos alunos. No final do processo de seleção, serão escolhidos os 50 finalistas que ganharão uma assinatura das revistas NOVA ESCOLA ou GESTÃO ESCOLAR DIGITAL, dentre os 50 finalistas, 20 serão premiados com um tablet. Destes, serão escolhidos os 10 vencedores que ganham, além da assinatura da revista NOVA ESCOLA ou GESTÃO ESCOLAR DIGITAL e do tablet, um vale-presente no valor de R$ 15 mil. Os 10 Educadores Nota 10 concorrem ainda ao prêmio de Educador do Ano, no evento que será realizado no dia 20 de outubro, em São Paulo.
O Prêmio Educador Nota 10 também tem como apoiadores o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Todos pela Educação, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Instituto Natura.
Inscrição:
Ø As inscrições vão de 5 de maio a 6 de julho, e devem ser feitas exclusivamente no site: www.educadornota10.org.br. É preciso ler e aceitar o regulamento, preencher a ficha de inscrição e anexar o trabalho.
Ø A premiação é destinada a experiências escolares que possam ser comprovadas (por meio de produção de alunos, registros de classe etc.) e que tenham sido realizadas no ano letivo de 2013 ou no 1º semestre de 2014. No entanto, para ser inscrito, o trabalho deve estar concluído e ter sido avaliado, sendo que cada participante poderá inscrever apenas um trabalho. O trabalho, mesmo que desenvolvido em grupo, deve ser inscrito no nome de apenas um(a) educador(a). No caso de experiências coletivas, devem ser mencionados no relato os demais participantes.
Sobre a Fundação Victor Civita
A Fundação Victor Civita foi criada em 1985, como uma das primeiras iniciativas brasileiras no campo social. Desde então, sua missão tem sido contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo conteúdo que auxilie na capacitação e valorização de professores e gestores e influencie políticas públicas.
Fonte: Lívia Fernandes – livia@aheadcomunicacao.com.br
Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho
No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.
Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho
Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec
"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria
E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond
Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!
É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des