Sábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Professores forçados a trabalhar no sábado


  
Os professores da rede estadual de Rondônia são vítimas de mais uma forma de abuso de poder por parte da Secretaria de Estado da Educação. Na tentativa de camuflar os prejuízos causados pela alteração do calendário escolar, a Seduc está forçando o trabalho gratuito aos sábados, e ainda obriga os professores a assinarem uma ata e a registrarem em cartório, declarando o sábado letivo como trabalho voluntário.

Ao impor aulas aos sábados, a Seduc admite que é impossível terminar o ano letivo em 2009 se for seguido o novo calendário aprovado pelos deputados estaduais e implantado pelo governo. Desde dezembro, quando o novo calendário foi anunciado, o Sintero vem denunciando o erro e exigindo a correção. O sindicato chegou a propor a redução do atraso, iniciando as aulas em meados de fevereiro, o que amenizaria o prejuízo. Porém, a Seduc não deu ouvidos e os deputados estaduais sequer aceitaram discutir o assunto.

Da forma como foi aprovado o calendário de 2009, o início das aulas atrasou em um mês, praticamente acabando com o recesso obrigatório do meio do ano, e estendendo o ano letivo de 2009 até meados de 2010.

A Seduc chegou a anunciar com vasta propaganda oficial que o atraso do ano letivo não seria prejudicial. Mas agora se vê obrigada a admitir o erro. No entanto, quer descontar a sua falta de planejamento nos professores.

Para a direção do Sintero essa atitude é abuso do poder por parte da Seduc. “Os professores não podem aceitar esta imposição nem se submeter a esse abuso”, disse Claudir Mata, presidente do Sintero.

Ela destacou que os professores não podem ser penalizados pelos erros e pela falta de planejamento da Seduc. “Não foi por falta de denúncias, de avisos e de reclamações. A Seduc sabia que é impossível atrasar o início das aulas sem atrasar o encerramento do ano letivo. Agora quer que os professores trabalhem de graça. Isso a categoria não pode aceitar”, finalizou.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lote Promocional: vendas de abadás da Banda do Vai Quem Quer, a R$70 a unidade, somente neste sábado, 01 de fevereiro

Lote Promocional: vendas de abadás da Banda do Vai Quem Quer, a R$70 a unidade, somente neste sábado, 01 de fevereiro

Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s

Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho

Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho

A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic

Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho

Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20

Poesia: Nestor Campista e o Cantinho Literário

Poesia: Nestor Campista e o Cantinho Literário

No canto modesto de um jornal local, Brotava a poesia de um grande viver, Nestor Campista, com toque especial, Fazia das letras um mundo a floresce

Gente de Opinião Sábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)