Sexta-feira, 11 de novembro de 2016 - 05h10
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), apresentou projeto de lei que cria espaço permanente para exposição e preservação do patrimônio histórico e cultural da artista plástica rondoniense Rita Queiroz, que foi doado por ela ao Estado.
“A Rita Queiroz é considerada uma das maiores artistas plásticas de Rondônia e nos apresentou este pedido. Com o projeto de lei, fica definida a criação de um espaço físico permanente e adequado para a exposições do acervo amplo”, destacou Maurão.
Aberto ao público, o local deverá contar com, pelo menos, 200 metros quadrados reservados para exposição e mais duas salas amplas para a projeção de vídeos, acervos de jornais, premiação e pesquisa virtual sobre a vida e obra da artista.
Para isso, o projeto ainda prevê o custeio do transporte do acervo da artista de Anapólis, em Goiás, para Porto Velho. Outra medida prevista na lei é a realização de ações educativas, com a divulgação e incentivo à visitação do acervo.
Rita Queiroz
Nascida em Porto Velho, na comunidade ribeirinha de Bom Será, às margens do rio Madeira, em 2 de dezembro de 1936, Rita Queiroz é filha de Antônio Ferreira Queiroz e de Dionízia Farias de Mendonça. Ela teve três filhas.
A artista é importante não apenas pelas obras de arte que produz, mas por seu pioneirismo e ativismo no movimento cultural de Rondônia. Ao longo de pelo menos quatro décadas de atuação, ela levou a sua arte ao encontro da população, com atividades em escolas, praças públicas, presídios e hospitais.
Também realizou diversas exposições no Brasil e no exterior, sempre divulgando de forma positiva Rondônia, sua cultura, suas tradições e sua gente.
ALE/RO - DECOM - [Eranildo Costa Luna] / Foto: José Hilde
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa