Quarta-feira, 2 de dezembro de 2015 - 15h21
Meia hora antes do início do espetáculo comemorativo de 25 anos de atividades da academia de Dança do Sesi, realizado sexta (27) e sábado (28) no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, mais de seiscentas pessoas já ocupavam as poltronas, com o objetivo de assistir mais perto a apresentação dividida em duas partes que encantaram o público que aplaudiu as apresentações em cena aberta, várias vezes durante o espetáculo.
A abertura ficou a cargo das bailarinas da turma do baby ballet com idade de que dançaram a coreografia Kitri (ballet de repertório), adaptação da professora Tácia Barreto. Na sequencia, como parte do primeiro ato, “Luz, câmera, ação”, com coreografias das professoras Rita Nascimento e Tácia Barreto, as alunas dançaram ao som da trilha de filmes e animações famosos, como O Mágico de Oz (Tema de Dorothy); Barbie, a bailarina; Minions; o clássico musical Cantando na chuva; Michael Jackson this is it e Thriller; Miss Sunshine; O fantasma da ópera. Para o segundo ato, apresentação do ballet clássico de repertório La Bayadere, um dos momentos mais esperados pelo público.
Para a superintendente Gilvani Fares a comemoração dos 25 anos da academia do Sesi é motivo de orgulho. É uma história de sucesso construída por muitas pessoas. “Percebemos o crescimento da academia, das alunas, das pessoas envolvidas. Não ficamos restritos a Porto Velho, nossas alunas já participaram de festivais de dança por todo o Brasil como os de Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza e em 2014 do festival de dança de Joinville, o maior festival de dança do mundo” lembrou.
Gilvani também citou o aniversário de seis anos da Academia de Dança do Sesi de Pimenta Bueno. “Tive o privilégio de iniciar as atividades de balé naquela cidade e a vimos trabalhando com o objetivo de melhorar cada vez mais”. Finalizou agradecendo o apoio do presidente Marcelo Thomé – que prestigiou a primeira noite de apresentação - e o empenho e dedicação dos profissionais envolvidos na realização das atividades e do espetáculo.
Para a conselheira do Sesi, Tereza Janete este evento vem presentear a sociedade de Porto Velho com um belíssimo espetáculo. “Avalio como sucesso mais uma apresentação brilhante de ballet do Sesi, pois a cada ano o público cresce e se emociona com tanta beleza, isso sem falar no apuro técnico e talento das nossas bailarinas. Com mais de duas décadas de existência a academia do Sesi é referência em Rondônia”. A presidente do Sindivest/RO, Helena Riça Mourão e a diretora regional do Senai/RO, Adir Oliveira também prestigiaram o evento.
Ao longo de 25 anos a academia teve a parceria de muitos talentos que foram homenageados na segunda noite do espetáculo pela superintendente Gilvani Fares e o vice-governador Daniel Pereira, que disse “é um momento especial e o Sesi está de parabéns por pela data festiva de 25 anos da Academia de Dança, que a cada ano consegue se superar enriquecendo a cultura e com os serviços prestados melhorando a qualidade de vida do trabalhador da indústria”.
Entre eles, bailarino solista do ballet de repertório La Bayadere Jony Vagner Ribeiro; a bailarina Aline Rodrigues solista do ballet de repertório La Bayadere. A bailarina Tailô Cristina, aluna do Sesi há mais de 15 anos e solista do espetáculo também foi homenageada, assim como Tácia Barreto, professora do baby ballet, bailarina do Sesi e também psicóloga e a professora e coreografa Rita Nascimento que foi aluna do maitre de ballet Odair Palma, responsável por trazer para Rondônia, em 1970, seu conhecimento adquirido junto a escola russa de ballet, sendo ele também o primeiro professor da escola de ballet do Sesi, deixando o seu legado a querida e competente professora Rita, que atua no Sesi há 23 anos.
Professora Rita Nascimento recebeu um buquê de flores entregue em nome do presidente Marcelo Thomé representando todo o Sistema Fiero. “Nestes 25 anos a academia de dança do Sesi Porto Velho pautou seu trabalho na qualidade do ensino e na transmissão de valores para vida. Valores como superação, determinação e trabalho em equipe” ressaltou. Rita destacou ainda que ao completar 25 anos de trabalho, A academia de dança reafirma o compromisso do Sesi com o desenvolvimento e fomento da dança no estado de Rondônia e com a promoção de qualidade de vida de seus clientes.
Houve homenagem surpresa. A primeira foi para a líder da unidade CAT Albano Franco/Sesi, Fabiana Amaral, entusiasta da dança, ela tem trabalhado e colaborado com o sucesso da academia de dança do Sesi. A líder ressaltou a importância de promover eventos com intuito de presentear o público com apresentações que nada deixam a desejar às dos grandes centros culturais, afirmou. Vale destacar que Fabiana fez participação especial no espetáculo.
Outra homenageada foi Gilvani Fares. A supervisora de Cultura do Sesi, Lidiane Bandeira justificou que o reconhecimento é merecido. “Por acreditar no potencial da dança e em todos os valores que ela agrega na vida das alunas, por ser uma líder que motiva e inspira seus colaboradores incentivando sempre o segmento da arte da dança no Sesi Rondônia, por estas outras razões esta é uma justa e merecida homenagem à nossa superintendente”, finalizou.
Fonte: Humberto Oliveira
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa