Sexta-feira, 3 de agosto de 2012 - 11h39
O escritor Antônio Cândido da Siva lança no próximo dia 11, no Rondon Palace Hotel, as 20 hs, “Vila Amazônia - Os koutakusseis”, pela Editora Schoba, um romance histórico-ficcional respaldado na existência de uma Vila, fundada pelos japoneses na Amazônia, que trouxe para aquela região o cultivo da juta importada da Índia e adaptada ao clima e às peculiaridades da Amazônia.
Para execução desse projeto foram formados na Escola Superior de Agricultura do Japão, 249 jovens escolhidos entre os melhores das escolas de nível médio, pertencentes a classe média alta, que vieram sob juramento de permanecerem para sempre na Amazônia. Eram os Koutakusseis.
A vinda desses jovens aconteceu entre os anos de 1931 a 1937 e, do ano seguinte até 1942, 265 famílias japonesas se juntaram a famílias de caboclos e formaram uma população de, aproximadamente, 1500 pessoas que produziam além de juta, feijão, arroz, milho e farinha que, em grande quantidade, era vendida para os mercados de Manaus e Belém, além de serem exportados, também, para o Japão.
A entrada do Japão na Segunda Guerra Mundial e o bombardeio de Pearl Harbor parece ter revelado a verdadeira intenção nipônica na Amazônia, não entendida e até aplaudida pela ignorância dos habitantes locais que imaginavam as transformações por que passaria a Vila após a vitória dos participantes do Eixo.
Vila Amazônia retrata as diferenças culturais entre os dois povos com destaque especial para as crendices, mitos, lendas e mistérios que povoam o cotidiano do ribeirinho na Amazônia.
Fala de amores proibidos e de caboclas seduzidas pelos japoneses nos milharais da terra firme ou nas planícies da várzea cobertas pelos arrozais e plantações de juta.
Fala do desenrolar da guerra e da deportação dos japoneses para o rio Acará (atual Tomé-Açu) no interior do Pará e da tristeza que envolveu os corações que deram guarida às paixões proibidas.
SOBRE O AUTOR
Antônio Cândido da Silva nasceu em Humaitá-AM e mora em Porto Velho desde 1945. Historiador, Romancista, Poeta e Compositor, publicou os livros Marcas do Tempo, O Vagão dos Esquecidos, Enganos da Nossa História e Diaruí. Recebeu todos os títulos e Comendas concedidos pelo Município de Porto Velho-RO e a Comenda Mal Rondon, a maior do Estado de Rondônia, no grau de Oficial. É licenciado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, membro fundador da União Brasileira de Escritores – UBE-RO e da Academia de Letras de Rondônia.
Fonte: Luciana Oliveira
Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial
No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina de fotografia para comunidade surda de Vilhena
Neste domingo, 9, o Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambi
Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025
No último sábado, 1º, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu o pontapé inicial para o Carnaval de 2025 com a reabertura de sua sede e museu. O evento,
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab