Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Rondônia é destaque na Bienal Internacional de São Paulo


Rondônia  é destaque  na Bienal Internacional de São Paulo - Gente de Opinião

De 06 a 15 de setembro de 2024, aconteceu a 27° Bienal Internacional do Livro de São Paulo que contou com a presença das AJEBs de 20 estados do Brasil as quais têm se destacado em diversas regiões do país, promovendo a literatura e apoiando novos talentos. 

O Estado de Rondônia ganhou destaque ao contar com a participação de 25 escritoras talentosas, além de ter duas representantes internacionais no evento.

Segundo Izabel Cristina, Presidente Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil / Coordenadoria Rondônia , essas escritoras têm contribuído significativamente para a literatura local e nacional, trazendo novas perspectivas e enriquecendo o cenário literário com suas obras.

A presença das escritoras internacionais, Vanessa Noronha Tölle  membro associada  da AJEB RO e correspondente  internacional  para a AJEB RO na Áustria como também a escritora boliviana Erika Mertens Nuñez Vela, empossada como Membro Benemérita  da AJEB RO  na Bolívia é um testemunho da qualidade e relevância do trabalho produzido em Rondônia, ajudando a colocar o estado em evidência no mapa literário global.

Esse reconhecimento é um incentivo para que mais jovens escritoras de Rondônia e de todo o Brasil continue a explorar sua criatividade e compartilhar suas histórias com o mundo.

Da Esquerda para direita Izabel Cristina  Presidente Coordenadora,  Silvânia Gregorio Lucas, Sebastiana da Silva Santana, representando os  Deficientes Visuais,Claudenice Luna Leite, Profa Dra Luciana Barbieri,Rosângela Arend, Maria Regina Crema, Mileni  Mota,  Márcia Pini,Eulalia Sombra, Arita Bezerra Vieira, Antonia Alves,  Iris Gurgel do Amaral, Rosa Vidal,Edina de Azevedo Klein,  Vanessa Noronha Tölle, Presidente da Associação PAPAGAIO  em  Viena/ Áustria,  Erika Mertens Nuñez Vela, Representando a Bolívia, Membro Benemérito da AJEB RONDÔNIA. - Gente de Opinião
Da Esquerda para direita Izabel Cristina Presidente Coordenadora, Silvânia Gregorio Lucas, Sebastiana da Silva Santana, representando os Deficientes Visuais,Claudenice Luna Leite, Profa Dra Luciana Barbieri,Rosângela Arend, Maria Regina Crema, Mileni Mota, Márcia Pini,Eulalia Sombra, Arita Bezerra Vieira, Antonia Alves, Iris Gurgel do Amaral, Rosa Vidal,Edina de Azevedo Klein, Vanessa Noronha Tölle, Presidente da Associação PAPAGAIO em Viena/ Áustria, Erika Mertens Nuñez Vela, Representando a Bolívia, Membro Benemérito da AJEB RONDÔNIA.

Enfatizamos também a presença do Dr. Reginaldo Pereira Trindade do MDC que trouxe o apoio às Escritoras de Rondônia e também veio como representante da Poeta de Rua, Ana Castro que lançou sua obra: Sobre Vida   com o apoio da AJEB RO E SP,   através da Silvia  Securato, empresária  que patrocinou sua obra.

Portanto, podemos perceber que as AJEBs através de suas iniciativas, têm sido uma plataforma crucial para o desenvolvimento desses talentos, promovendo a diversidade e a inclusão na literatura.

Segundo a Presidente da AJEB Nacional, Renata Dal-Bó, a AJEB além de proporcionar uma vitrine para o talento feminino, a participação dessas 130 escritoras na Bienal também serve para inspirar novas gerações de mulheres a seguir carreiras na escrita.  

Para Nancy Alcântara Presidente Coordenadora da AJEB São Paulo, esse encontro de escritoras mostra que é possível alcançar reconhecimento e sucesso com a diversidade literária no país.

Ana MariaTourinho, Vice Presidente da Rede Sem Fronteiras citou em sua fala que a diversidade de vozes presentes em um evento com tantas autoras, também promove um diálogo mais inclusivo e abrangente.

Em suma, a participação de 130 escritoras em um evento literário não é apenas uma celebração do talento feminino, mas também, um passo importante rumo à igualdade de gênero na literatura. Com cada história contada, essas autoras contribuem para um mundo mais inclusivo e diversificado, onde todas as vozes têm a chance de ser ouvidas e apreciadas.

 Para o secretário Júnior Lopes / SEJUCEL, o apoio a iniciativas como esta, mostra   o compromisso  e  abre  oportunidades  para  que a cultura  de Rondônia seja destacada   no cenário literário nacional  e internacional, além  de  promover as escritoras Rondonienses.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Cultural Diversidade Amazônica marca presença no I Fórum Estadual de Cultura de Rondônia

Associação Cultural Diversidade Amazônica marca presença no I Fórum Estadual de Cultura de Rondônia

Membros da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) participaram ativamente do 1º F

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena e da Comunidade Quilombola de Santa Cruz com oficina de teatro

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena e da Comunidade Quilombola de Santa Cruz com oficina de teatro

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica, coordenada pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável D

Rondofest abre inscrições para compositores e intérpretes rondonienses

Rondofest abre inscrições para compositores e intérpretes rondonienses

O ano de 2025 traz uma grande novidade para os músicos rondonienses: a abertura das inscrições para o Festival Rondônia de Música, o Rondofest. Uma

Lançamento: obra Literária "Purus, Anália & Eu" de Hélio Rocha

Lançamento: obra Literária "Purus, Anália & Eu" de Hélio Rocha

O escritor Hélio Rocha lança, hoje (20/12), às 16 horas, na  Auditório da Biblioteca Campus Unir, sua nova obra literária, "Purus, Anália & Eu", uma

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)