Quinta-feira, 1 de agosto de 2013 - 21h03
Ao comemorar 101 de inauguração, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, desativada definitivamente desde a década de 1980, vem recebendo investimentos na sua revitalização, que culminarão com a reativação do passeio ferroviário entre Porto Velho e Santo Antônio, em uma distância aproximada de 7 km.
Em novembro de 2011 a Santo Antônio Energia assinou a ordem de serviço para o início das obras de restauro conservativo do conjunto Rotunda/ Girador/ Oficinas da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O projeto executivo para as obras foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em agosto de 2012. No projeto, foram realizados estudos referentes ao processo de corrosão da estrutura do conjunto que possui 5.700 metros quadrados e 13 metros de altura.
As obras, orçadas em cerca de R$ 9 milhões, e estão sendo feitas por uma empresa de Porto Velho (a mesmo que executou a restauração dos primeiros galpões da Madeira Mamoré). As intervenções envolvem apuro técnico altamente especializado por se tratar de uma estrutura metálica com peças importadas com dimensões específicas de arquitetura ferroviária. As obras abrangem a substituição das telhas, reparo de estruturas metálicas danificadas pela corrosão, restabelecimento do funcionamento da drenagem interna, entre outras. A conclusão está prevista para o final de outubro deste ano.
O conjunto Rotunda/ Girador/ Oficinas que integra o complexo da Madeira-Mamoré é tombado pelo Iphan. As intervenções fazem parte do Termo de Referência para a elaboração de projetos a serem executados em trecho tombado da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, constante no Projeto Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
Santo Antônio Energia já investiu também mais de R$ 3 milhões na revitalização do complexo da Madeira-Mamoré (Pátio Ferroviário)
Desde 2008, a Santo Antônio Energia já investiu mais de R$3 milhões na revitalização do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Confira as ações:
- Elaboração de projetos relativos ao Termo de Referência para ações no trecho tombado da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, incluindo o levantamento arquitetônico, topográfico e cadastral, bem como a pesquisa histórica da via férrea.
- Convênio com a Cootrafer para a compra de mobiliário para a reativação do escritório da Cooperativa dos Ferroviários do Estado de Rondônia; recuperação de três veículos ferroviários: uma Litorina (era usada para pagamento de trabalhadores e transporte de diretores), uma Cegonha (veículo de tração manual para locomoção de trabalhadores em pequenos percursos) e um Kalamazoo (veículo de quatro lugares usado para inspeção da linha); recuperação parcial da locomotiva número 18.
- Restauração do galpão número dois e da Estação Ferroviária. Para a restauração do galpão foi necessária uma pesquisa para a fabricação de uma tinta da cor igual à original, além da fabricação de parafusos e peças específicas da época. Construção do Espaço Conforto, repaginação do piso, limpeza e execução do paisagismo na área do pátio ferroviário e a construção do deck.
- Construção do Centro Cultural Indígena e revitalização do entorno da Capela Santo Antônio, no valor de R$3,5 milhões. (a ser inaugurado)
Fonte: Carla Nascentes
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