Segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 - 14h42
Através da uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) e o Ministério da Cultura o Governo de Rondônia está investindo em ações para democratizar o acesso da população rondoniense aos bens culturais. Até o dia dois de fevereiro de 2009 entidades do estado podem inscrever projetos no edital de Pontos de Cultura.
O edital vai contemplar 30 Pontos de Cultura distribuídos em todas as regiões de Rondônia. A seriedade é tanta que durante essa semana os organizadores do edital viajam pelo interior do Estado para divulgar o projeto e tirar dúvidas dos interessados em participar. Queremos distribuir de forma mais democrática as ações de financiamento de atividades culturais e garantir que todo cidadão tenha oportunidade de participar, explica Jucélis Freitas de Souza, secretário da Secel.
Criado através de uma parceria com o programa Mais Cultura do Governo Federal, o edital vai proporcional aos artistas e produtores culturais recursos para promover ações efetivas e duradouras. Por três anos, os Pontos de Cultura selecionados receberão R$ 180 mil, divididos em R$ 60 mil por ano. Os recursos são do Ministério da Cultura com uma contrapartida de 20% do Governo Estadual.
Para Porto Velho serão distribuídos 12 Pontos de Cultura. Para a região de Ariquemes, quatro. Oito serão destinados a região Central, três para a Zona da Mata e três para o Cone Sul.
Regras do Edital
Para participar da seleção é preciso que a entidade tenha CNPJ e comprove pelo menos dois anos de atividades culturais. Também é preciso ter um espaço próprio ou cedido por outra entidade onde o Ponto possa funcionar. A atividade desenvolvida no Pontos pode contemplar qualquer área cultural como artes plásticas, audiovisual, teatro, dança e música. Mas é imprescindível que a ação proposta envolva comunidades dos territórios da cidadania (bairros periféricos das cidades ou áreas rurais), territórios indígenas, ribeirinhos, quilombolas, Unidades de Conservação ou territórios de vulnerabilidade social, enfatiza Jucélis.
Mais informações e acesso ao edital pelo site www.secel.ro.gob.br ou pelo telefone (69) 32165133.
Cronograma de apresentação
do programa no interior do Estado
Para esclarecer dúvidas de artistas e produtores culturais os organizadores do Edital vão apresentar o projeto em cidades do interior. As palestras serão sempre a partir das 8h30, com entrada franca.
Terça-feira (16) No Auditório da Prefeitura de Vilhena
Quinta-feira (18) Teatro Cacilda Becker em Cacoal
Sábado (20) Teatro Dominguinhos em Ji-Paraná
Segunda-feira (22) Câmara Municipal em Guajará Mirim.
Fonte: Decom
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa
Videoarte Madeirista participa de Festival Internacional no Chile
O filme Parabólikas do Coletivo Madeirista de Rondônia está na programação do 11º FEDAX - Festival de Design Audiovisual Experimental Valdivia, um e
Boi-bumbá Malhadinho é o campeão do Duelo na Fronteira
"Boi campeão, faz meu coração azul e branco sorrir”. A toada anuncia o grande vencedor do Duelo na Fronteira 2024, que apresentou um show de cores e