Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

SEMINÁRIO DISCUTE O ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ


O governo do estado de Rondônia através da Secretaria de Estado dos Esportes da Cultura e do Laser (Secel), realiza nos dias 31 de agosto e 1º  de setembro no auditório do Rondon Palece Hotel o "I Seminário Identidade e Diversidade Cultural – Arraial Flor do Maracujá". O evento está sob a coordenação da professora Nazaré Silva, responsável pela organização da XXVI Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás que aconteceu durante o Arraial Flor do Maracujá entre os dias 22 de junho e 1º de julho deste ano.

"A idéia de montar o seminário veio durante a reunião de avaliação do Arraial entre os membros da coordenação, jurados e representantes de grupos folclóricos no final do mês de julho".

O secretário Jucélis Freitas através da Gerencia de Cultura está dando todo o apoio a Comissão encarregada da realização do Seminário. Além dos dirigentes dos grupos folclóricos de Porto Velho a Secel enviou convite ás prefeituras de todos os municípios de Rondônia que queiram participar com seus representantes. "É necessário apenas que as secretarias de cultura ou departamentos nos enviem a solicitação de inscrição pelo menos até a próxima quarta feita dia 29", lembra Nazaré.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

I SEMINÁRIO IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL – ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ

DIA 31 DE AGOSTO DE 2007

ÀS 19:00 HORAS – Abertura Oficial
ÀS 20:00 HORAS – Palestra e debate

Tema: CULTURAS POPULARES E FUNDAMENTOS DO FOLCLORE.
Palestrante: Geraldo Vitor da Silva Filho, Analista Cultural do MINC.
Moderador: Profª. Odete Alice Marão / FATEC
Apresentação de Quadrilha Junina e Boi-Bumbá

DIA 1º DE SETEMBRO DE 2007

ÀS 8:00 HORAS – Mesa redonda e debate

Temas:
01-     Tradição e Modernidade nas Culturas Populares – Geraldo Vitor da Silva Filho, Analista cultural do MINC.
02-     A Indústria Cultural e as Culturas Populares – Ariel Argobe /UNIR
03-     Culturas Populares e Identidade Local – Marco Antônio Teixeira /UNIR
04-     Boi-Bumbá em Porto Velho – Antônio Ocampo Fernandes /SECEL
05-     Quadrilha Junina em Porto Velho – Marco Antônio Teixeira /UNIR
Moderador: Profª. Odete Alice Marão / FATEC

ÀS 14:00 HORAS – Oficinas

Temas:
01-     Movimento e ritmo - Mariângela / SESC e Berenice Simão / Centro de Estudos de Dança "Berenice Simão".
02-     Dramatização e espaço cênico - Ângela Cavalcante / UNIR e Suely Rodrigues / Grupo Raízes do Porto.
03-     Plasticidade - Ariel Argobe / UNIR e Geraldo Cruz / SECEL.
04-     Música - Rubens Vaz Cavalcante - Binho / UNIR e Paulinho Rodrigues –  Wak'umã Produções

ÀS 18:00 HORAS – Apresentações Artísticas:

Toadas: Sílvio Santos / Boi-Bumbá Corre Campo.
Toadas: Paulinho - Grupo Waku'mã de Danças.
Encerramento

LOCAL: Rondon Palace Hotel
ENDEREÇO: Avenida Jorge Teixeira nº. 491 c/ Rua Jacy Paraná – Porto Velho / Rondônia
REALIZAÇÃO: Governo do Estado de Rondônia – SECEL

PARCEIROS:
MINC - Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural
Prefeitura Municipal de Porto Velho – Fundação Iaripuna
FEDERON - Federação de Quadrilhas, Bois-Bumbás e Grupos Folclóricos de Rondônia.
Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR FATEC
Faculdade São Lucas
 
Fonte: A/I SECEL - Decom

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)