Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

SENAI/RO integra atividades do seminário e Fórum Mundial de Educação Profissional


 
Participação dos técnicos do SENAI no evento reafirma o compromisso da instituição com a população e estado de Rondônia 

Aproximadamente, 20 técnicos da educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO) marcaram presença na tarde desta segunda-feira, 31, no seminário “Perspectivas e Desafios da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia”, durante o lançamento estadual do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado no Teatro Banzeiros, na capital Porto Velho. 

Na ocasião, a diretora técnica operacional do SENAI Rondônia, Adir Josefa de Oliveira falou sobre a atuação do Sistema S (SENAI, SESI, SENAR, SEBRAE, SENAC) no estado, o mapa do trabalho industrial do SENAI, o ordenamento das projeções de emprego, a demanda de formação profissional e a participação de Rondônia no cenário nacional, entre outros temas. 

A participação dos técnicos da instituição no seminário, segundo o diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho, torna o papel do SENAI ainda mais efetivo com a possibilidade de discussão com parceiros como os governos federal, estadual e municipal as estratégias relativas à potencialização dos recursos técnicos e tecnológicos. “Nosso compromisso baseia-se com a educação, desenvolvimento e inclusão da população em nossas ações, tendo em vista o acompanhamento do crescimento expressivo de Rondônia. Matos também destacou que o seminário é uma preparação para o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado no mês de novembro, em Brasília. Foi mencionada ainda pelo diretor, a importância das ações do SENAI no cenário rondoniense contextualizada ao cenário nacional.

Para o presidente da FIERO, Denis Baú é importante a participação da equipe de técnicos responsáveis pela educação, tecnologia e formação no seminário. “A presença destes profissionais reafirma o compromisso do Sistema Indústria, por meio do SENAI, em oferecer cursos de capacitação profissional para a população do Estado, possibilitando a inclusão de profissionais bem preparados para o mercado de trabalho e potencializando a geração de emprego e renda”. 

O secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, explanou sobre a finalidade do encontro de apresentar as mudanças que virão a acontecer na área da educação profissional e, ao mesmo tempo, de apresentar a política de expansão da rede federal da educação profissional e tecnológica que, inicialmente, conta com cinco unidades em Rondônia. Pacheco acrescenta que, “em breve, será inaugurada uma sexta unidade, no município de Cacoal”. Ele finaliza ao dizer que o 1º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica sugere o intercâmbio de informações e experiências dos profissionais envolvidos e que trabalham nesta área em todo o mundo. 

Entre as autoridades políticas presentes, compuseram a mesa de honra os deputados Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus, os senadores Valdir Raupp e Fátima Cleide, o reitor Raimundo Vicente Gimenez, o vice-prefeito Emerson Castro, além do professor José Carlos Paim que representou a secretária de Educação de Rondônia.

Fonte: Ascom/FIERO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Master Mind da Amora House

Master Mind da Amora House

O Master Mind da Amora House é uma experiência exclusiva voltada para empresários, filmmakers, creators, influenciadores e produtores de eventos que

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Em Porto Velho, o desenho e a pintura de um mural na escola EEEF 21 de Abril, no Bairro Liberdade, começou o dia 08 de março o projeto Megafone Ativ

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)