Quarta-feira, 2 de setembro de 2009 - 14h53
Participação dos técnicos do SENAI no evento reafirma o compromisso da instituição com a população e estado de Rondônia
Aproximadamente, 20 técnicos da educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO) marcaram presença na tarde desta segunda-feira, 31, no seminário “Perspectivas e Desafios da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia”, durante o lançamento estadual do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado no Teatro Banzeiros, na capital Porto Velho.
Na ocasião, a diretora técnica operacional do SENAI Rondônia, Adir Josefa de Oliveira falou sobre a atuação do Sistema S (SENAI, SESI, SENAR, SEBRAE, SENAC) no estado, o mapa do trabalho industrial do SENAI, o ordenamento das projeções de emprego, a demanda de formação profissional e a participação de Rondônia no cenário nacional, entre outros temas.
A participação dos técnicos da instituição no seminário, segundo o diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho, torna o papel do SENAI ainda mais efetivo com a possibilidade de discussão com parceiros como os governos federal, estadual e municipal as estratégias relativas à potencialização dos recursos técnicos e tecnológicos. “Nosso compromisso baseia-se com a educação, desenvolvimento e inclusão da população em nossas ações, tendo em vista o acompanhamento do crescimento expressivo de Rondônia. Matos também destacou que o seminário é uma preparação para o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado no mês de novembro, em Brasília. Foi mencionada ainda pelo diretor, a importância das ações do SENAI no cenário rondoniense contextualizada ao cenário nacional.
Para o presidente da FIERO, Denis Baú é importante a participação da equipe de técnicos responsáveis pela educação, tecnologia e formação no seminário. “A presença destes profissionais reafirma o compromisso do Sistema Indústria, por meio do SENAI, em oferecer cursos de capacitação profissional para a população do Estado, possibilitando a inclusão de profissionais bem preparados para o mercado de trabalho e potencializando a geração de emprego e renda”.
O secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, explanou sobre a finalidade do encontro de apresentar as mudanças que virão a acontecer na área da educação profissional e, ao mesmo tempo, de apresentar a política de expansão da rede federal da educação profissional e tecnológica que, inicialmente, conta com cinco unidades em Rondônia. Pacheco acrescenta que, “em breve, será inaugurada uma sexta unidade, no município de Cacoal”. Ele finaliza ao dizer que o 1º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica sugere o intercâmbio de informações e experiências dos profissionais envolvidos e que trabalham nesta área em todo o mundo.
Entre as autoridades políticas presentes, compuseram a mesa de honra os deputados Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus, os senadores Valdir Raupp e Fátima Cleide, o reitor Raimundo Vicente Gimenez, o vice-prefeito Emerson Castro, além do professor José Carlos Paim que representou a secretária de Educação de Rondônia.
Fonte: Ascom/FIERO
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab
Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s
Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho
A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic
Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20