Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Solo de concepção colaborativa Direção Múltipla, da bailarina catarinense Daniela Alves, será realizado em Porto Velho


 
A bailarina Daniela Alves, de Florianópolis, se prepara para levar seu primeiro trabalho solo, Direção Múltipla, para cinco cidades da região Norte do Brasil. A primeira cidade contemplada com o espetáculo foi Rio Branco onde o espetáculo foi realizado nos dias 15 e 16 de abril. Após o sucesso no estado vizinho chega a vez de Rondônia, no dia 21 e 22 de abril, Daniele Alves se apresenta no Teatro 1 do Sesc Esplanada, às 20h. Esta será a primeira turnê do espetáculo, que estreou com seis apresentações em Florianópolis.

Direção Múltipla é um trabalho multi colaborativo concebido com a ajuda de uma ferramenta online chamada Direção Múltipla Virtual, utilizada de 2013 a 2014, onde a bailarina postava vídeos e contava​com a intervenção de um grupo de mais de 200 participantes voluntários. A interação acontecia por meio de comentários, perguntas e sugestões acerca do experimento, que foram aproveitados e transformados em movimentos físicos para criar e gerar novos vídeos, ou seja, novas formas de dançar dentro do projeto, até a construção de uma dramaturgia singular que sustente um solo.

"O Direção Múltipla é um retorno à dança, e emergiu da estagnação provocada por uma série de tensões da vida. Depois de quase cinco anos longe dos palcos, o trabalho surgiu mesmo como ação emergencial. O corpo tinha necessidade de reinventar fisicamente suas próprias problemáticas, e tinha que ser fazendo uma dança", destaca Daniela.

O projeto e cada um de seus experimentos têm como ponto de partida exatamente o corpo, e não temas previamente estabelecidos ou assuntos específicos a serem abordados. A partir dos movimentos, cria-se a relação com o público, que por meio da ferramenta deixa de ser apenas espectador para ser membro atuante da criação. "O resultado deste processo é um trabalho que fala de resistência para lidar com forças opostas sem estagnar, uma resistência que não preza por ir contra, mas que tenta encontrar brechas dentro do estado de tensão para que haja fluidez, por meio de flexibilidade. Para resistir, é preciso se mover, é preciso ceder, assumir breves desistências, mas nunca desistir", descreve a bailarina.

Oficina demonstrativa

Além das apresentações do solo, Daniela Alves irá ministrar pela primeira vez uma série de oficinas teórico-práticas em torno dos conceitos abordados pelo Direção Múltipla. As oficinas têm quatro horas de duração, são gratuitas e ocorrerá no dia 23 de abril, das 9h às 13h no Teatro 1 do Sesc Esplanada.

Fonte: Keila Alves

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)