Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Teatro Banzeiros abre as cortinas


  

O nome é uma homenagem ao que de mais belo temos em nossa cidade: o rio Madeira. Banzeiros é a denominação dada às ondas sucessivas formadas a partir do momento em que o barco a motor corta as águas do rio e que provocam transformações nas margens. A explicação é do prefeito Roberto Sobrinho, em discurso na noite de inauguração do Teatro Municipal Banzeiros, em Porto Velho.

"Um momento histórico e de grande festa para toda classe artística e apreciadores da cultura. Um sonho que teve início há três anos e que se materializa hoje. O projeto começou a ser elaborado em 2005, acompanhado por artistas, sofreu adaptações e recomendações sugeridas pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico. Não foi fácil chegar até aqui, mas finalmente o sonho se tornou real", ressaltou Roberto Sobrinho.

A festa de inauguração aconteceu na noite de sábado (19), além da classe artística e apreciadores de atividades culturais, contou com a presença de secretários municipais, estaduais, e parlamentares. As cortinas foram abertas, quando chamados ao palco o coral da Escola de Música Jorge Andrade e o coro experimental da Som da Leste, que cantaram o hino do município de Porto Velho.

Com capacidade para 227 pessoas, sendo 222 poltronas e cinco lugares para cadeirantes, o Teatro Municipal Banzeiros integra o Centro de Formação dos Profissionais da Educação, inaugurado no mês de setembro passado. O espaço custou R$ 2.582.159,75, oriundos de recursos próprios do Município. O terreno onde o Centro de Formação foi construído é uma doação da União e faz parte do Centro Histórico de Porto Velho.

Segundo explicou o presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos, atores, cantores, diretores, enfim, os artistas em geral terão acesso ao teatro para divulgarem os seus trabalhos. A utilização do espaço vai obedecer agendamento. De segunda a quinta-feira a prioridade é atender as atividades dos profissionais da educação, mas de sexta-feira a domingo estará aberto ao público em geral, para apresentação de espetáculos, shows e outros eventos.
A programação de inauguração teve início na noite de sábado, seguiu durante o domingo e só termina no próximo dia 26 (domingo). Confira:

20/04/09 (segunda-feira)
20h Apresentação de alunos das Escolas Municipais
20h30min Show Musical "SENSÍVEIS PARTITURAS" – Porto Velho/RO – Direção Geral: Sílvia Freire
Local: Teatro
 
20/04/09 (segunda-feira)
20h Apresentação de alunos das Escolas Municipais
20h30min Show Musical "SENSÍVEIS PARTITURAS" – Porto Velho/RO – Direção Geral: Sílvia Freire
Local: Teatro
O espetáculo mostra a delicadeza, graciosidade e riqueza de ritmos da musica erudita brasileira escrita por mulheres, cobrindo um espaço de tempo que vai desde o início do século XIX até os dias atuais, com peças de Chiquinha Gonzaga, Clarisse Leite, Lina Pesce, Lindalva Cruz, Diva Ponce, Maria Luiza de Mattos Priolli e Meire Brum.
 
21/04/09 (terça-feira)
18h CINEOCA Abertura - formação da Mesa: Autoridades presentes
19h30 Palestra: "Cineclubes: uma rede em defesa dos direitos do público"
João Batista Pimentel, Secretário Nacional do CNC
20h30 Relatos de experiências locais:
Malu Calixto, Tesoureira do CineOca
Paulo Queiroz, Cineclube da Faculdade de Filosofia;
Ana Rosa, representante do Cine+Cultura da Escola Marcelo Cândia
Local: Teatro

22/04/09 (quarta-feira)
8h30 Palestra: Leis de Incentivo - Antônio Leal, Advogado.
9h30 Palestra: Auto sustentabilidade cineclubista
Eduardo Ades, Representante do Circuito em Construção.
10h30 Merenda Cultural
10h50 Constituição da Mesa de Debate dos temas acima: palestrantes, Paulinho Rodrigues, advogado; Aléxis Bastos, representante da Rio Terra; Beto Bertagna, ABD;  Fred Perillo, produtor cultural.
14h Palestra: Direitos Autorais
João Batista Pimentel, Secretário Nacional do CNC e Eduardo Ades, Representante do Circuito em Construção.
15h Palestra: Programação e editais: Frederico Cardoso – Cine + Cultura
16h Merenda Cultural
16h20 Constituição da Mesa de Debates dos temas acima: palestrantes, Joeser Alvarez, produtor audiovisual; Jurandir Costa, curador do Festcine Amazônia; Júlio Iriarte, advogado especializado em Direitos Autoriais.
18h Exibição do Documentário "História do Cineclubismo"
Local: Teatro
20h Apresentação dos Alunos da EMEF Ulisses Soares - Dança (Hip Hop)
20h30min Espetáculo de Teatro "TPM" – Grupo Sentidos – Porto Velho/RO
Direção: Fabiano Carmo e Téo Nascimento – Elenco: Téo Nascimento
Local: Teatro

23/04/09 (quinta-feira)
20h Apresentação de alunos de Escola Municipal
20h30min Espetáculo de Teatro Adulto "A NUDEZ NOSSA DE CADA DIA" – Cia Peripércias - Porto Velho/RO (Indicação: 18 anos)
Texto: Nelson Rodrigues – Direção: Júnior Lopez
Local: Teatro
 
24/04/09 (sexta-feira)
20h Apresentação de alunos de escolas municipais
20h30min Show Musical – "MUSEU DAS MUSAS" – Porto Velho/RO
Cantor Binho
Local: Teatro
 
25/04/09 (sábado)
18h Lançamento do Programa de Educação Integral do Município de Porto Velho Apresentações Culturais:
Projeto Pirueta da Escola Maria Izaura; Ballet Teatro Municipal
Local: Teatro
21h Espetáculo de Teatro Adulto "Olhos Verdes da Neurose", Grupo O Imaginário.
Local: Teatro
Direção: Chicão Santos
Elenco: Zaine Diniz
 
26/04/09 (domingo)
17h Espetáculo Teatral Infantil "OUVINDO ESTRELAS"
Grupo Abstractus
Porto Velho/RO
Local: Teatro
Direção: Elcias Villar
Elenco: Elcias Villar e Tainá Santos
20h Apresentação de alunos de escolas municipais
21h Espetáculo de Teatro Adulto "FREI MOLAMBO" – Grupo Raízes do Porto/RO
Local: Teatro (Indicação 14 anos)
Texto: Lurdes Ramalho
Direção: Suely Rodrigues
Elenco: Juraci Jr.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Master Mind da Amora House

Master Mind da Amora House

O Master Mind da Amora House é uma experiência exclusiva voltada para empresários, filmmakers, creators, influenciadores e produtores de eventos que

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo

Em Porto Velho, o desenho e a pintura de um mural na escola EEEF 21 de Abril, no Bairro Liberdade, começou o dia 08 de março o projeto Megafone Ativ

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)