Sábado, 4 de julho de 2015 - 05h15
Criado para dar suporte e fomentar as iniciativas culturais e as artes produzidas no Estado, a Fundação Palácio das Artes de Rondônia começa agora o trabalho de montagem de seu calendário para o restante do ano de 2015 e para o exercício seguinte, com a expectativa de realizar grandes espetáculos teatrais, de dança e musicais para sacudir o movimento cultural local.
Com mil e uma ideias na cabeça e ocupando-se de várias tarefas típicas da gestão da casa, o presidente da fundação, Severino Costa, fez lembrar que as atividades do teatro foram prejudicadas na fase inicial, enquanto era aguardada sua liberação para uso, etapa vencida, tornando possível a partir de agora o agendamento de alguns espetáculos como o da Escola de Música Villa Lobos de Porto Velho, já neste sábado (4), às 20h, que se apresentará gratuitamente.
Para o dia 31 próximo o espaço está reservado para a apresentação da Orquestra do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC), que também fará um espetáculo gratuito para a comunidade porto-velhense.
O espetáculo de dança “Mova-se” deverá ser um dos maiores eventos do Palácio das Artes para este ano, com agenda confirmada para os dias 7, 8 e 9 de agosto. Nesses três dias grandes companhias de dança de outros estados vão se apresentar, fazendo coro com as companhias de danças de várias cidades de Rondônia.
COMO REQUISITAR O TEATRO
Enquanto ainda não dispõe de uma página na internet com todos as informações sobre a estrutura da casa, inclusive com janelas para contratação, o interessado deve encaminhar requerimento ao presidente do Palácio das Artes, detalhando a atividade que pretende realizar com um competente projeto técnico do espetáculo.
Segundo Costa, a observação desses requisitos é uma exigência legal que deve ser seguida à risca, tendo em vista que muitas pessoas (até autoridades estaduais e municipais) pensam que o espaço do teatro está aberto a todos tipos de atividades, como solenidades, que não condizem com seu fim. “Este é um espaço destinado a realização de manifestações culturais, e por isso é vedada, regimentalmente, a realização de atividades políticas ou religiosas”, disse.
Severino Costa fez questão de ressaltar que o Teatro está aberto a todos os segmentos culturais do Estado, aos artistas e formadores de culturais, desde que sejam observadas as regras de seu funcionamento, prática comum em qualquer casa de espetáculo do mundo. “O artista de rua, por exemplo, que quiser se apresentar, deve ter conhecimento não apenas dos aspectos relativos ao funcionamento da casa, mas também de regras sobre direitos autorais, por exemplo”.
Segundo ele, há uma grande estrada a percorrer até que todos os segmentos sociais envolvidos com a cultura, e até mesmo a comunidade, os estudantes saibam tudo o que o Palácio das Artes de Rondônia pode oferecer, para dele usufruir plenamente. “É uma via de mão dupla, de educação para todos nós”, arrematou Costa.
Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Daiane Mendoça
Decom - Governo de Rondônia
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa