Sexta-feira, 21 de outubro de 2016 - 14h12
“Não existe o que é certo, ou errado na dança. Pegamos a dança de salão, dança do boi e a dança clássica, para dançar do nosso jeito, do jeito beradero”, diz Gilca Macedo Lobo, artista e assessora técnica do teatro Palácio das Artes, que realiza o III Encontro Beradero em Dança (Eita), que vai do dia 21 a 29 de outubro.
Essa é a terceira edição do evento. Com início às 20h dessa sexta (21), o encontro tem finalidade de fomentar a dança no estado Rondônia e não tem caráter competitivo. O espetáculo vai apresentar a dança local e fazer intercâmbio entre artistas de Rondônia e artistas de outros estados.
Cerca de 16 companhias de dança, incluindo um grupo e artista de São Paulo se apresentarão no encontro. Nessa última semana do mês de outubro, os grupos vão apresentar ballet, samba de gafieira, funk e outros ritmos, assim como terão oficinas e mesa redonda para debater a institucionalização da dança em Porto Velho.
Também vão ser apresentados musicais, como é o caso da Companhia de Dança Tsunami, que é a primeira vez que a companhia se apresenta no teatro Palácio das Artes. No sábado (22), Tsunami vai mostrar o musical Chicago.
A Companhia de Dança Tsunami foi montada para uma competição que acontece anualmente na Zona Leste de Porto Velho. Com 30 membros, o espetáculo Chicago que será apresentado por eles, foi inspirado no filme norte americano, lançado em 2002 e nas apresentações do espetáculo Chicago, apresentado na Broadway.
“É uma novidade para toda companhia. Nunca nos apresentamos no teatro, nem no Eita. Esperamos fazer um bom trabalho e estamos ensaiando muito para que tudo saia como o esperado”, diz Leonardo Lira Ferreira, diretor da Companhia Tsunami.
Realizado pela Fundação Palácio das Artes (Fumpar), a terceira realização do Eita tem parceria com a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Instituto de Pesquisa de Rondônia (Ipro), ONG Carpe Diem, Conselho Internacional de Dança (CID), Humaniza, Agenda Porto Velho, Ministério Público do Estado de Rondônia e a Unesco.
As apresentações e oficinas serão gratuitas. Veja a baixo aa programação:
Sexta-feira (21)
Apresentação
Horário: A partir das 20h
Grupo Yube Baré – Tribo Mulheres Yube Baré
Espaço de Dança D´Palma – Suíte do Ballet de Repertório Paquita
Opus Ballet Studio – Coração Elástico
Escola de Dança Dom Bosco – Por mil anos
Opus Ballet Studio – Perdoa-me
Escola de Dança Dom Bosco – Sur Le Fi
Duos – No Princípio
Opus Ballet Studio – Sylvia
Cia Stravadança – Samba de gafieira
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes
Sábado (22)
Oficina Dança do Ventre – Trabalhando o Sagrado e o Feminino
Facilitadora: Christina Pontes / RO
Horário: 9h às 12h
Número de vagas: 30
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes
Mesa Redonda – A Importância da Institucionalização da Dança no Município
de Porto Velho
Horário: 15h às 16h30
Local: Museu da Memória Rondoniense
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes
Domingo (23)
Endereço:Teatro Guaporé, Av. Tabajara s/nº (Complexo Palácio das Artes)
Sexta-feira (28) e Sábado (29)
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás
A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), anuncia que os abadás para o desfile de 2025 (sábado, 01 de março), já estão no segundo lote, por R$ 100, cada. Os
Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena
A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica comemora um avanço significativo com o projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços A
Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia
Dentro da série de ações com que o projeto Registro Cultural, desenvolvido peloCentro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), benefici
Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial
No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film