Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Teatro Ruante compõe a programação do Festival Palco Giratório como grupo convidado

De Porto Velho a Vilhena, o Teatro Ruante levará diversão e palhaçada ao público de seis cidades de Rondônia; a exceção de Nova Mamoré, as demais estão no eixo da BR-364.


Teatro Ruante compõe a programação do Festival Palco Giratório como grupo convidado - Gente de Opinião

O Festival Palco Giratório, uma realização do Sesc/RO, se inicia no dia 17 e as apresentações seguem até dia 29 de setembro. O Teatro Ruante integra a programação como grupo convidado e circulará por seis cidades do estado com o espetáculo Cabaré Ruante – um show de palhaçada. Acompanhe abaixo as cidades, bem como os detalhes do espetáculo. 

Dias e cidades

20/09/23 - Nova Mamoré

22/09/23 - Ariquemes

23/09/23 - Ji-Paraná

24/09/23 - Presidente Médici

25/09/23 - Cacoal

26/09/23 - Vilhena 

Sinopse do espetáculo

Tinnimm e Tuminga, duas palhaças animadas e atrapalhadas, chegam para vender pipocas antes do espetáculo começar, curiosas com o que veem entram em cena, criando diversas confusões enquanto os artistas não chegam.

O espetáculo foi estruturado tomando as entradas e reprises cômicas tradicionais da arte da palhaçaria, porém com o jeito palhaça de ser. 

Ficha técnica

Jamile Soares – Palhaça Tuminga

Selma Pavanelli – Palhaça Tinnimm

Direção, roteiro e figurino – Selma Pavanelli

Duração – 40 minutos

Indicação - Livre 

Histórico do grupo

O Teatro Ruante, criado em 2004 na cidade de São Paulo, onde produziu três espetáculos (Clown Show, Que Palhaçada é Essa Aqui?, Casamento na Roça – pernas pra que te quero), aportou em 2015 na cidade de Porto Velho/RO. Aqui, vem contribuindo com a cena local, sobretudo na área circense, por meio de suas montagens teatrais e outras ações artísticas, como suas temporadas, oficinas circenses e de palhaço, a realização do Festival PalhAçaí, dentre outras.

O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades. Em seus oito anos de atuação em Rondônia produziu os seguintes espetáculos: Que Palhaçada é Essa Aqui? (2015), Era Uma Vez João e Maria... e ainda é (2016), História de Contar (2016), Cabaré do Ruante (2017),  e A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe (2018). Em 2019 abriu ao público a Casa Ruante, onde eram ofertados cursos e o sarau, porém, o espaço foi fechado devido a pandemia de Covid-19.

Atualmente o coletivo é composto pelos seguintes integrantes: Adailtom Alves, Bruna Alves Pavanelli, Jamile Soares, Maycon Moura, Selma Pavanelli e Stephanie Matos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Música de rap gravada em Rondônia ganha repercussão em programa dos Estados Unidos

Música de rap gravada em Rondônia ganha repercussão em programa dos Estados Unidos

A música de rap “Conhecimento”, gravada em Rondônia, com letra e interpretação de Carlos Mossoró e Jhuka Andrade, ganhou repercussão internacional n

Grupos folclóricos de Porto Velho retomam espaços públicos após Prefeitura revogar proibição de utilização

Grupos folclóricos de Porto Velho retomam espaços públicos após Prefeitura revogar proibição de utilização

O prefeito Léo Moraes participou do ensaio da quadrilha "A Roça é Nossa", que aconteceu no início desta semana na quadra do bairro Esperança da Comuni

Fundação Cultural de Ji-Paraná abre matrículas para cursos gratuitos de música e dança

Fundação Cultural de Ji-Paraná abre matrículas para cursos gratuitos de música e dança

A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP), anunciou a abertura das matrículas para cursos gratuitos nas

Curumim Folia leva alegria, música, fantasia e diversão para crianças no Mercado Cultural

Curumim Folia leva alegria, música, fantasia e diversão para crianças no Mercado Cultural

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural Fundação de Cultura de Município (Funcultural), realizou no domingo (16), o Curum

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)