Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Trem Vivo será lançado na quarta-feira


O livro une a ficção e a realidade para contar estórias de gente que trabalhou na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a ferrovia centenária da Amazônia. A iniciativa foi de Viriato Moura que teve a adesão dos dois escritores convidados. Para compor o livro os autores tiveram que por a mão na massa, porque até então, eles não tinham trabalhado com a ideia da Estrada de Ferro como pano de fundo. “Acho que não há muita coisa escrita puxando o imaginário da Madeira-Mamoré”, observou Samuel.Trem Vivo será lançado na quarta-feira - Gente de Opinião

Samuel Castiel, que está na sua segunda publicação, disse que não perdeu tempo ao receber o convite do amigo. “Gosto de ler e escrever, está no meu sangue”, ressaltou o autor, que além de médico e empresário também é músico. E aproveitou a oportunidade para mergulhar em uma linha literária muito em voga, a dos micros contos. “São estórias simples. Sem delongas e com um final sagaz, isso me animou muito”. Na brincadeira ele entrou na edição com oito peças. E, segundo ele, foi uma experiência muito proveitosa.

Para Castiel, o universo de convivência dos autores soou muito positiva na forma de escrever os contos e crônicas.    “A gente percebe isso quando lê, pois todos têm um desenvolvimento parecido.”.

Para a historiadora Yêdda Borzacov, experiente na arte de escrever, o livro tem condições de ser adotado para leitura nas escolas  de ensino fundamental a partir da quarta-série, tal a forma como está escrito e pelas estórias que descreve. “Eu mesma baseei alguns contos em fatos reais dos quais tive conhecimento e em outros misturei  um pouco da realidade à ficção.  Entre os contos da professora Yêdda  está o que resgata  o personagem Antônio Luiz Figueiredo, apelidado de Fifi Lorotoff, em razão das peripécias imaginárias por ele contadas com veemência, mentiras contadas como verdades.

São 35 textos, nos quais o leitor vai poder se deleitar, com temas de uma ferrovia real  e estórias imaginárias.  Após o lançamento o livro será vendido nas livrarias de Porto Velho (Exclusiva, Loja do Livro, nos sebos da Av. Carlos Gomes e na banca de revista próxima ao colégio Barão do Solimões  Mais tarde serão definidos novos pontos de venda.  O  preço do livro é de R$ 35,00.

Fonte: Alice Thomaz / Decom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

Lançamento do livro infantil “Meu Terreiro, meu Axé!” acontece na próxima semana em Porto Velho

No dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, em Porto Velho, será palco do lançamento do livro infantil "Meu Terreiro, meu Axé!”.

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Rondofest faz de abril o mês da música em Porto Velho

Três eventos em praça pública vão marcar o mês de abril em Porto Velho. São as eliminatórias do Festival Rondônia de Música (Rondofest), que acontec

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

"Planeta Fome": a animação rondoniense que escancara a crueldade da miséria

E se a fome fosse um sistema? Se a miséria não fosse um acidente, mas um projeto? "Planeta Fome" não é apenas um filme – é um grito. A animação rond

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

Convite Especial: 3ª Edição da Caminhada Folia - Carnaval da Saudade 2025!

É com grande alegria que anunciamos a *Caminhada Folia* deste ano, um evento repleto de diversão, reencontros e boas lembranças!Venha participar des

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)