Terça-feira, 15 de abril de 2014 - 11h46
Em alusão ao Dia do Índio, a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio do Departamento de Ciências Sociais (DCS), em cooperação com a Coordenação Indígena da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam/RO), realizará uma atividade acadêmica e cultural no dia 16 de abril.
Com o título “Resistência: Caminhando em construção de um novo mundo humano”, a proposta e idealização do evento foi toda construída pelos povos indígenas, que buscaram a cooperação da Universidade para a sua realização. A atividade ocorrerá no dia 16 de abril, pela manhã e tarde, na Unir-Centro.
O evento terá a participação de agentes governamentais federais (BB, BASA, FUNAI, ICMBIO, MPF) e estaduais (Sedam/RO, Seduc/RO), além de representantes das entidades e organizações dos povos indígenas, bem como pesquisadores da Unir.
A representante indígena Valdenilda Massaká Karitiana destacou a importância do diálogo entre os variados atores, pensando em “novas formas de interação sociedade e natureza que privilegiem a sustentabilidade e a construção de estratégias de resistência cultural”.
O docente Vinicius Valentin Raduan Miguel, convidado pelas organizações indígenas para ser um dos expositores, apontou “a importância da Universidade em se colocar enquanto parceira para o resgate histórico-sociológico e a preservação etnocultural dos grupos minoritários da sociedade”.
Confira abaixo a programação do evento:
DIA 16/04/2014
8h30 – ABERTURA
8h40 – Formação da Mesa de Abertura
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM
Fundação Nacional do Índio – FUNAI
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO
Banco da Amazônia – BASA
Banco do Brasil – BB
Universidade Federal de Rondônia – UNIR
Ministério Público Federal – MPF
Articulação Dos Povos Indígenas de Rondônia – APIR
Organização das Mulheres Indígenas de Rondônia – OMIRON
9h15 às 9h35 – APRESENTAÇÃO CULTURAL – DANÇA INDÍGENA
10h às 11h – 1ª MESA: FUNAI/COPIR/METAREILÁ/UNIR
“REFLEXÃO DA MEMÓRIA E HISTÓRICO DA COLONIZAÇÃO INDÍGENA”
MEDIADORA: Val Karitiana (Coordenação dos Povos Indígenas de Rondônia – COPIR/SEDAM)
11h às 11h30 – DEBATE
11h30 às 14h – INTERVALO
14h às 15h30 – 2ª MESA: MPF/ FUNAI/ APIR/ METAREILAR/ ICMBIO/ COORD. MULHERES INDÍGENA
“ATUAL CENÁRIO POLÍTICO GOVERNAMENTAL PARA OS POVOS INDÍGENAS”
Mediador: representante OPIRON
15h30 às 16h – DEBATE
16h às 16h15 – LANCHE
16h15 às 17h15 – 3ª MESA: BASA/ BB/ FUNAI/ SEAGRI/ UNIR/ SEDUC/ SESAI/ SEDAM
“POLÍTICAS PÚBLICAS DA GESTÃO TERRITÓRIAL INDÍGENAS”
MEDIADOR: Naraí Suruí
17h15 às 17h30 – DEBATE
17h30 às 18h – ENCAMINHAMENTOS
18h - ENCERRAMENTO
Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás
A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), anuncia que os abadás para o desfile de 2025 (sábado, 01 de março), já estão no segundo lote, por R$ 100, cada. Os
Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena
A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica comemora um avanço significativo com o projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços A
Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia
Dentro da série de ações com que o projeto Registro Cultural, desenvolvido peloCentro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), benefici
Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial
No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film