Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Unir sediará evento em alusão ao Dia do Índio


Em alusão ao Dia do Índio, a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio do Departamento de Ciências Sociais (DCS), em cooperação com a Coordenação Indígena da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam/RO), realizará uma atividade acadêmica e cultural no dia 16 de abril.

Com o título “Resistência: Caminhando em construção de um novo mundo humano”, a proposta e idealização do evento foi toda construída pelos povos indígenas, que buscaram a cooperação da Universidade para a sua realização. A atividade ocorrerá no dia 16 de abril, pela manhã e tarde, na Unir-Centro.

O evento terá a participação de agentes governamentais federais (BB, BASA, FUNAI, ICMBIO, MPF) e estaduais (Sedam/RO, Seduc/RO), além de representantes das entidades e organizações dos povos indígenas, bem como pesquisadores da Unir.

A representante indígena Valdenilda Massaká Karitiana destacou a importância do diálogo entre os variados atores, pensando em “novas formas de interação sociedade e natureza que privilegiem a sustentabilidade e a construção de estratégias de resistência cultural”.

O docente Vinicius Valentin Raduan Miguel, convidado pelas organizações indígenas para ser um dos expositores, apontou “a importância da Universidade em se colocar enquanto parceira para o resgate histórico-sociológico e a preservação etnocultural dos grupos minoritários da sociedade”.

Confira abaixo a programação do evento:
 

DIA 16/04/2014

8h30 – ABERTURA

8h40 – Formação da Mesa de Abertura

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM

Fundação Nacional do Índio – FUNAI

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO

Banco da Amazônia – BASA

Banco do Brasil – BB

Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Ministério Público Federal – MPF

Articulação Dos Povos Indígenas de Rondônia – APIR

Organização das Mulheres Indígenas de Rondônia – OMIRON

9h15 às 9h35 – APRESENTAÇÃO CULTURAL – DANÇA INDÍGENA

10h às 11h – 1ª MESA: FUNAI/COPIR/METAREILÁ/UNIR

“REFLEXÃO DA MEMÓRIA E HISTÓRICO DA COLONIZAÇÃO INDÍGENA”

MEDIADORA: Val Karitiana (Coordenação dos Povos Indígenas de Rondônia – COPIR/SEDAM)
11h às 11h30 – DEBATE

11h30 às 14h – INTERVALO

14h às 15h30 – 2ª MESA: MPF/ FUNAI/ APIR/ METAREILAR/ ICMBIO/ COORD. MULHERES INDÍGENA

“ATUAL CENÁRIO POLÍTICO GOVERNAMENTAL PARA OS POVOS INDÍGENAS”

Mediador: representante OPIRON

15h30 às 16h – DEBATE

16h às 16h15 – LANCHE

16h15 às 17h15 – 3ª MESA: BASA/ BB/ FUNAI/ SEAGRI/ UNIR/ SEDUC/ SESAI/ SEDAM

“POLÍTICAS PÚBLICAS DA GESTÃO TERRITÓRIAL INDÍGENAS”

MEDIADOR: Naraí Suruí

17h15 às 17h30 – DEBATE

17h30 às 18h – ENCAMINHAMENTOS

18h - ENCERRAMENTO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás

Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás

A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), anuncia que os abadás para o desfile de 2025 (sábado, 01 de março), já estão no segundo lote, por R$ 100, cada. Os

Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena

Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica comemora um avanço significativo com o projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços A

Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia

Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia

Dentro da série de ações com que o projeto Registro Cultural, desenvolvido peloCentro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), benefici

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial

No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)