Terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 - 05h17
Nesta terça-feira (24), a partir das 18h30, a Faculdade Uniron recebe pela primeira vez a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos – etapa acessibilidade, que visita pela segunda vez a capital Rondoniense. A Mostra acontece no auditório da Uniron Shopping e segue até o dia 27 de fevereiro.
A ação é uma extensão do Projeto Democratizando, criado para levar a todos os cantos do país filmes que abordam temas sobre Direitos Humanos de forma gratuita. Em praça desde novembro desde 2014, a mostra já passou pela etapa Competitiva, Memória e Verdade, Homenagem à Lúcia Murat e, agora, a Etapa Acessibilidade, levando os filmes à públicos especiais, adotando narrativas audiodescritivas capazes de interpretar com palavras imagens, pessoas, cenários, figurinos e toda ordem de elementos visuais presentes nos filmes, exclusivo para deficientes visuais.
Além dos recursos utilizados, outro diferencial desta mostra é a diversificação dos temas, que vão além da Ditadura Militar, voltando-se para contextos sociais presentes na vida dos brasileiros, como deficiência, população negra, periferia, violência, infância, segurança pública, comunicação comunitária, democracia, antropologia cultural, direitos humanos e combate à tortura.
Mais do que um pacote de filmes, o Democratizando é resultado da união de esforços. Em 2013, a 8ª Mostra teve mais de 600 pontos de exibição espalhados em todo país. O projeto visa fechar a 9ª Mostra com mais 1.000 pontos e acontecem nas 26 federações do país até 31 de março.
A etapa acessibilidade acontecerá em Porto Velho em dois ciclos, com encerramento previsto para segunda quinzena de março. Na abertura do primeiro ciclo, estudantes de universidades integram a equipe composta por voluntários das áreas de Comunicação, disciplinas integradas do curso de Direito e Arquitetura e Urbanismo.
Confiram a programação:
Sophia (Kennel Rógis)
A Vizinhança do Tigre (Afonso Uchôa)
Cabra Marcado para Morrer (Eduardo Coutinho)
Pelas Janelas (Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos),
Rio Cigano (Julia Zakia),
Que bom te ver Viva (Eduardo Cutinho) – com Irene Ravache.
A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura com apoio de: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv), e Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Banda do Vai Quem Quer comercializa 2ºlote dos abadás
A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), anuncia que os abadás para o desfile de 2025 (sábado, 01 de março), já estão no segundo lote, por R$ 100, cada. Os
Cantinho da Leitura: projeto transforma Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica em Vilhena
A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica comemora um avanço significativo com o projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços A
Escritório dos Direitos Autorais da Biblioteca Nacional se fará presente em Rondônia
Dentro da série de ações com que o projeto Registro Cultural, desenvolvido peloCentro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), benefici
Pistolino: No Coração da Floresta estreia no Teatro Guaporé com evento especial
No dia 07 de fevereiro de 2025, o público de Porto Velho terá a oportunidade de prestigiar o retorno de Pistolino ao cinema com o lançamento do film