Quinta-feira, 23 de novembro de 2006 - 06h02
Três dos quatro artistas que fazem parte da exposição Amazônia Universo tem mais de 30 anos de estrada
Sílvio Santos
Hoje à noite, às 20h, os amantes das artes plásticas não podem faltar a abertura da exposição, "Amazônia Universo em 4" com os artistas Rita Queiroz; João Zoghbi; Geraldo Cruz e Gilson Castro.
Os quatro artistas podem ser considerados como a expressão maior das artes plásticas em Porto Velho, tanto pela vivência como pela qualidade de seus trabalhos.
Rita Queiroz - É considerada e reconhecida, como nossa maior expressão das artes plásticas. A Cabocla que nasceu nos seringais do baixo Madeira de repente se viu envolvida com o mundo das artes plásticas no Rio de Janeiro quando o marido descobriu suas telas e resolveu patrocinar uma exposição para a qual convidou a fina flor da sociedade carioca. Apesar desse glamou,r Rita decidiu mostra seus trabalhos em sua terra natal e então veio a Porto Velho e promoveu sua primeira exposição, "lá se vão 30 anos dessa aventura". Ganhadora de um prêmio da Sony, Rita Queiroz viajou o mundo através da tela "O Boto" e se tornou internacional, foi expor em Portugal, Espanha, França e outros países, retornou à sua terra natal. "Porto Velho é meu lugar". Considerada a mais irrevenrente entre os irreverentes, que atuam na causa cultural de Rondônia, nossa pintora, em sinal de protesto, achou de se mudar para Goiás e depois de algum tempo, retornou a Porto Velho onde vive lutando por melhores dias para a categoria, não só de artistas plásticos, mas de todos os segmentos culturais. Hoje, mais uma vez, vamos ter a honra de apreciar os últimos trabalhos da nossa Santa das Artes Plásticas Rita Queiroz.
João Zoghbi Nos últimos trinta anos, todos os eventos relacionados as artes plásticas em Porto Velho têm que ter o nome do João Zoghbi. "O cara parece que se multiplica, tantas são suas participações em movimentos culturais". Sua primeira investida numa exposição de artes aconteceu em 1976 na "Feira de Artes do Mobral" que foi montada onde hoje funciona uma academia no centro de Porto Velho. "Procuro seguir a perfeição dos traços dos pintores, Salvador Dali, Miguel Ângelo e Leonardo Da Vinci. aliás nessa exposição faço uma homenagem a esses grandes mestres" confessa Zoghbi. Entre as premiações destacamos a Capa da Listel de 83 e Pr6emio Nacional Esporte para Todos com a charge "Baitatão". João Zoghbi também é considerado um dos melhores chargistas de Rondônia tendo sido agraciado com o Prêmio Sinjor de Jornalismo em 2004. 15 telas de sua autoria estarão na Exposição que será aberta hoje na Ivan Marrocos.
Geraldo Cruz - É o artista plástico rondoniense que mais colocou trabalhos na capa da Listel com participação em três edições. Geraldo diz que seu trabalho pode ser considerado de técnica diversificada. "Nessa exposição vamos mostrar apenas trabalhos em escultura 13 esculturas", declara Geraldo Cruz. Considerado um dos nossos melhores cenógrafos, seguimento que adotou através do projeto 5ª Cultural do BASA Geraldo cruz já expôs seus trabalhos em vários estados brasileiros como São Paulo, Pará e Brasília. "Com trinta anos de estrada, procuro sempre estar atualizado com as tendências das artes plásticas mundiais, sempre fazendo experiências com materiais alternativos como é o caso da atual fase, que chamo de escultural".
Gilson de Castro Dos quatro é o mais novo, tanto na idade como na experiência. "me sinto privilegiado ao ser convidado para substituir o Joéser nesse universo de tantos talentos", declara Gilson. Gilson iniciou na carreira de artes plásticas após um amigo comum elogiar alguns de seus desenhos "Aí fui procurar a Semce e encontrei a Rita Queiroz que me apresentou a Nilce Casara, essa me levou até o Fernando Fonseca da Eletronorte que se comprometeu a patrocinar o material (tinta, pincel, telas etc...) que eu precisava para iniciar minha carreira nas artes plásticas, daí pra frente não mais parei de produzir" conta Gilson. O material patrocinado pela Eletronorte serviu para a produção das telas que fizeram parte da primeira exposição do Gilson que aconteceu no Porto Shopping em 2002.
Na exposição "Amazônia Universo em 4", Gilson está com 12 telas.
Na foto acima os quatro artistas plásticos que estão com trabalhos na exposição.
O ritmo pulsante dos tambores, as coreografias cheias de energia e as histórias narradas em cada movimento marcaram o espetáculo de dança "Maculelê:
Associação Cultural Diversidade Amazônica marca presença no I Fórum Estadual de Cultura de Rondônia
Membros da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) participaram ativamente do 1º F
A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica, coordenada pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável D
Rondofest abre inscrições para compositores e intérpretes rondonienses
O ano de 2025 traz uma grande novidade para os músicos rondonienses: a abertura das inscrições para o Festival Rondônia de Música, o Rondofest. Uma