Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Valquiria Imperiano cultiva o Brasil na Suíça


Valquiria Imperiano cultiva o Brasil na Suíça - Gente de Opinião

Valquiria imperiano escritora, promotora social, incentivadora da educação e da cultura no Brasil e na Suíça é uma paraibana, natural de Jacaré, município de Cabedelo/Paraíba, naturalizada Suíça, vive há 25 anos na Suíça onde fundou o Institut Cultive Suisse Brésil do qual é presidente.

Ela é diretora do Éditions Cultive. Criadora da Revue Cultive on-line desde 2016 e da Revista Artplus impressa. Valquiria começou a promover o evento Salão do Livro de Genebra em 2017 e em 2025 no mês de março ela estará, de novo, promovendo uma feliz interação entre a lusofonia e os nativos suíços e destacando os autores brasileiros.

Pelo seu trabalho realizado Valquiria foi convidada para integrar a FENACOM, Federação nacional da comunição no Brasil e receber o prêmio FENACOM no evento que aconteceu em Porto Velho - Rondonia no dia 27 de dezembro 2024. Impossibilitada de comparecer ao evento, o prêmio foi entregue a Arita Vieira, escritora Nordestina que representou Valquiria na entrega dos prêmios.

Valquiria Imperiano cultiva o Brasil na Suíça - Gente de Opinião

Pelo seu trabalho de apoio e cooperação ao crescimento da Biblioteca Ângelo Natanael de Bom Lugar-Maranhão, Valquiria Imperiano recebeu o certificado de reconhecimento e a medalha Sala de Artes Maria Candido Portinari.

Valquiria também foi laureda com o  IX PRÊMIO LITERÁRIO GONZAGA DE CARVALHO 2024 pelo 1° lugar na categoria crônica, com o texto  Não esqueçamos: somos Mulheres  e a medalha de Honra ao Mérito na categoria poesia, com o poema  Evolução. O prêmio Luza Gonzaga Mota é decernido anualmente pela Academia de letras de Teófilo Ontoni aos melhores textos do ano. 

Salão do Livro de Genebra

A Éditions Cultive e o Institut Cultive Suisse Brésil apresentarão, pela quinta vez, autores e obras de língua portuguesa no Salão do Livro de Genebra. Mais de 90 mil visitantes circulam entre os estandes que apresentam obras de autores de todo o mundo.

Nesse ambiente de cultura, a Cultive abre espaço, esse ano, para apresentar autores e autoras de Rondônia. Izabel Cristina da Silva, parceira da Cultive no Brasil é a responsável pela comitiva de Rondônia. Izabel, que também é paraibana e residente de Rondônia, está formando o comitê de literatos rondonienses que virão à Genebra. Na bagagem, os autores trarão obras com variados temas sobre a região amazônica. Entre as obras, a antologia ELAS organizada pela Éditions Cultive e coordenada por Izabel Cristina da Silva. A Antologia “ELAS” tem o objetivo de mostrar o percurso de mulheres fortes, batalhadoras e inovadoras.

Todos os autores, que realizam grandes esforços para representarem o Brasil no Salão do Livro de Genebra, merecem o respeito e a consideração do leitor brasileiro. Como reconhecimento pelo trabalho desses heróis da literatura, o Institut Cultive Suisse Brésil e Éditions Cultive prestigiam-nos com o prêmio Embaixador da Literatura Brasileira.

As inscrições para participar do evento estão abertas, pois não medimos esforços para levar a literatura brasileira além da fronteira do Brasil. Venha e traga suas obras, ou as envie para esse evento inesquecível.

São várias modalidades de participação. Todo autor com obra publicada, seja solo ou antologia pode participar, livro físico ou digital, literatura infantil, adulto de todos os géneros. O autor também pode participar on line, enviado sua obra que será exposta no stand. A participação garante certficado de participação, cadastro do autor no site do Salão com foto do autor e dasobra, assim como um resumo da obras do autor.

O autor que virá representando o Brasil receberá também o Prêmio Embaixador da Litareatura brasileira concedido pelo Institut Cultive suisse Brésil.

Aberto também a participação da exposição «As mil cores do Brasil» com o tema «Amor e Paz». A participação consiste no envio de um poema com foto do autor e nome, em uma página A5, até o dia 28 de fevereiro de 2025.

No cabeçalho do documento deve estar escrito «Exposição As mil Cores do Brasil 2025» em seguida o título, a foto do autor em cima a esquerda e o poema que deve ter no máximo 24 linhas contando espaços. O autor deve preencher uma ficha de inscrição que será enviada por e-mail. Entre em contato conosco

Os poemas serão selecionados e posteriormente farão parte de uma antologia.

informações:

ascultive@gmail.com

www.institut-cultive.com

+41796163793

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove encontro de Agentes Cultura Viva em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove encontro de Agentes Cultura Viva em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural que é coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenv

Talento portovelhense é destaque pelo Empreendedorismo Musical

Talento portovelhense é destaque pelo Empreendedorismo Musical

Porto Velho é berço de grandes talentos, e Eliel Ferreira da Silva se destaca como um dos principais nomes da cena cultural rondoniense. Músico, mae

Férias: programação especial para as crianças portovelhenses

Férias: programação especial para as crianças portovelhenses

Férias Encantadas do dia 06 a 10 de janeiro de 2025 das 14h às 17h no Instituto VIVA. Por meio de brincadeiras tradicionais e lúdicas, as crianças se

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica fortalece identidade afro-brasileira com oficina de dança em Rondônia

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica fortalece identidade afro-brasileira com oficina de dança em Rondônia

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica reafirmou seu papel transformador na cultura e no fortalecimento da identidade afro-brasileir

Gente de Opinião Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)