Sexta-feira, 17 de novembro de 2006 - 16h01
A Marcha Zumbi é um evento promovido por várias instituições públicas, pelo movimento negro de Rondônia. Neste ano, o evento vai levar a mostra aos terreiros. O deputado Eduardo Valverde (PT-RO), membro da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, elogiou a programação do evento que tem duração de três dias. A programação do Terreiraço (nome escolhido para a Marcha neste ano) contará com palestras, debates e mesas redondas, culminando com a marcha, shows e manifestações culturais. "O objetivo é colocar em pauta as discussões do movimento negro e das comunidades de santo, programar pautas para 2007 e avaliar o ano de 2006", diz Marcos Teixeira, diretor do GEPIAA/UNIR, uma das entidades do movimento negro do estado.
Entre os principais problemas levantados pela entidade idealizadora da Marcha, está a falta de políticas públicas por parte do governo do estado em relação a promoção de igualdade racial. "Em todos os eventos que precisamos fazer no estado encontramos as portas fechadas. Não temos apoio estadual para a execução de nossos projetos e manifestações culturais" reclama Silvestre Gomes, presidente do Centro de Cultura Negra, em tempo, o governo não atendeu a solicitação de policiamento para o evento deste ano.
O tema desse ano pretende destacar as atividades das religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. A marcha, que está na segunda edição em Rondônia, começou dia 13 e vai até dia 20 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Segundo o deputado Valverde, a polêmica gerada em torno de seu Projeto de Lei 3571/2004, que definiu a política de quotas para acesso de afro-descendentes à universidade é desnecessária, "O Brasil possui uma gigantesca dívida histórica com os negros, o processo de abolição foi um dos mais tardios no mundo, se deu de forma irresponsável, pois não permitiu aos já libertos terem acesso ao mercado de trabalho, educação e, sobretudo respeito à sua tão rica cultura e religião" afirmou.
Outra importante questão, levantada pelo parlamentar foi a necessidade de mais investimentos no desenvolvimento das comunidades remanescentes de quilombos em Rondônia. Valverde mencionou um conjunto de áreas prioritárias que necessitam urgentemente de políticas de apoio para a promoção da igualdade racial. "O Brasil começa a planejar suas políticas de maneira coerente e sustentável, afirmo isto, pois o fim da política de quotas está atrelado à um sistema educacional que forme integralmente o cidadão negro brasileiro, é preciso fomentar ainda mais o artesanato, a música, a arte. É lamentável continuarmos a ver em novelas a atuação de talentosos negros encerrada à personagens de escravos ou empregadas domésticas. De certa forma a abolição só aconteceu da boca pra fora". Afirmou Valverde, que participará da Marcha de Zumbi, na tarde deste Domingo.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Dia 18/11/2006 - Sábado
08H30MIN - TERREIRAÇO: (CONT.) PALESTRA: UMBANDA E CANDOMBLÉ EM RONDÔNIA. AS HISTÓRIAS DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS EM PORTO VELHO.
10H00MIN - MESA REDONDA - INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE OS SEGMENTOS DO MOVIMENTO NEGRO DE RONDÔNIA E AS COMUNIDADES DE TERREIRO. DISCUSSÃO DE UMA AGENDA COMUM: COTAS UNIVERSITÁRIAS, LEI 10.639. PARTICIPAÇÃO DO REITOR ELEITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, PROFº DR. JOSÉ JANUÁRIO AMARAL.
Dia 19/11/2006 - Domingo
15H00MIN - MARCHA ZUMBI DOS PALMARES. LOCAL: PRAÇA DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ.
21H00MIN - RADIOLA DO REGGAE MISSÃO JAMAICA PRAÇA ALUÍZIO FERREIRA. APRESENTAÇÃO DE GRUPOS DE DANÇA E PEÇAS TEATRAIS POPULARES.
Fonte: Wesley Fasollo / MTb: 4125 DF
O ritmo pulsante dos tambores, as coreografias cheias de energia e as histórias narradas em cada movimento marcaram o espetáculo de dança "Maculelê:
Associação Cultural Diversidade Amazônica marca presença no I Fórum Estadual de Cultura de Rondônia
Membros da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) participaram ativamente do 1º F
A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica, coordenada pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável D
Rondofest abre inscrições para compositores e intérpretes rondonienses
O ano de 2025 traz uma grande novidade para os músicos rondonienses: a abertura das inscrições para o Festival Rondônia de Música, o Rondofest. Uma